quinta-feira, dezembro 27, 2007

Prevenção Rodoviária


Ainda a pensar no trauma que o PAC teve por ter recebido um carro de bombeiros pelo Natal há 20 anos atrás, quero falar-vos de bombeiros.
Parece que nesta época natalícia/de passagem de ano o Governo português resolveu pagar aos bombeiros voluntários para estarem a postos para socorrer os eventuais sinistrados nas estradas portuguesas. Não sei se estão a ser bem pagos ou não, mas fartei-me de os ver nas bermas de algumas estradas por onde andei. O que vale é que em Portugal não é Verão nesta época, pois não sei se haveria bombeiros suficientes para os fogos e para os acidentes.

Questão 1 - Será de facto relevante que os nossos soldados da paz estejam de sentinela nas bermas das estradas?

Façam o favor de ouvir uma música apropriada enquanto lêm o resto:

boomp3.com

Já que falamos de prevensão rodoviária, quero questionar qual é ao certo o sentido de vermos escrito nos painéis informativos das auto-estradas coisas como "Natal de 2006 - 30 mortes na estrada" - será para os condutores se distrairem com informação desnecessária provocando acidentes para que os bombeiros voluntários possam entrar em acção e assim o nosso ministro da Administração Interna poder congratular-se por ter tido a ideia pioneira e extremamente louvável de pagar os serviços dos mesmos?
Pronto, ok, talvez estes avisos preventivos (?) não provoquem acidentes assim tão facilmente, mas que empatam o trânsito, lá isso empatam - pelo menos nas auto-estradas à saída de Lisboa. O condutor vai na sua velocidade habitual, dentro da permitida, e vê logo algo escrito no dito painel - automaticamente leva o pé ao travão mesmo antes de ler ao pensar tratar-se de um aviso de trânsito congestionado. Creio ser do senso comum que quando vários carros travam (por mínima que seja a travagem) o resultado é o indesejado congestionamento do trânsito! Já sem referir que os condutores se vão distrair com uma informação desnecessária que não os vai levar a ter uma condução mais segura...

Questão 2 - Será de facto necessário eu saber quantas mortes houve no Natal passado? Chama-se a isto prevenção?

Não posso deixar também de mostrar o meu desagrado para com outra situação rodoviária dita preventiva. Estive um destes dias mais de 15 minutos a andar a 20 km/hora (quando andava) numa auto-estrada portuguesa. Lá tive que me entreter a maquilhar-me enquanto pensava que certamente teria ocorrido algum acidente. Qual não é o meu espanto (leia-se indignação) quando constato que a causa das longas filas são nada mais nada menos que dois polícias da BT na sua pose controladora fora do carro-patrulha!

Questão 3 - O que faziam eles ali exactamente?

Ser polícia já foi uma profissão digna em tempos. Em criança tive amigos que queriam sê-lo para defender e ajudar as pessoas. O polícia era uma figura que transmitia protecção e com quem podiamos contar. No entanto, hoje acho que a polícia só serve para causar transtorno e encher os cofres do Estado com dinheiro de multas algumas vezes descabidas.
Não defendo a abolição de multas, nem nada que se pareça. Só me parece que a polícia devia fazer muito mais que passar multas e empatar o trânsito. Já nem quero referir que a alguns falta muita formação cívica.
Com este desabafo não pretendo atacar a classe da polícia em si, só fazem o que lhes mandam. Mas parece-me que devia ser feita uma revisão da sua carreira e das suas funções. O Ministério da Administração Interna é que se devia debruçar sobre isso.

Questão 4 - E só para acabar, não acham que a prevenção rodoviária tem de ser feita civicamente e ensinando as pessoas a conduzir?

Desculpem o desabafo, deixo para a próxima o tema "os portugueses não sabem fazer rotundas".

Algo da mesma forma adequado:

boomp3.com

20 comentários:

PAC disse...

Questão 1: trata-se de tão-somente propaganda governamental, ao estilo do Simplex e afins… Ou seja é “para inglês ver”. Não é prevenção.

Questão 2: o nº de mortos não é um facto irrelevante. Contudo é imoral e inútil essa informação ser-nos apresentada nesse momento e circunstância. Definitivamente não é prevenção.

Questão 3: isto lembra-me quando, dias após a entrada em vigor da obrigatoriedade dos coletes reflectores, ser apanhado numa gigantesca operação stop à entrada de Lisboa só para a caça à multa. A polícia também tem de ser pedagógica (e alguns o são, honra seja feita).

Questão 4: 100% de acordo. O problema principal é as pessoas não saberem conduzir. E isso advém de, entre outras causas, do ensino ser deficitário.
As escolas de condução apenas querem facturar e não ensinar. Lembra-me o facto de quando tirei a carta, querem-me mandar para exame de condução com 10!!! aulas de carro e 5 de mota (apesar de ter pago a totalidade das lições). Exigi que me fossem leccionadas todas as lições, independentemente de acharem que “já conduzes bem”. E ainda bem q no fim me espetei com a mota deles e lhes dei prejuízo (apesar das minhas nódoas negras).

Maura disse...

Felizmente tive uma boa escola de condução. E chumbei no primeiro exame porque pisei um traço contínuo :(

Hoje lá estava a famosa operação stop estacionada antes do Viaduto Duarte Pacheco... Acho que o jeitoso que manda parar os carros já me conhece e mandou-me seguir com mil sorrisos... um fofo! Nem me importava de ter parado, não tinha estado a beber álcool, só a chupar o sushistick! E que bela ceia de sushi com chá!!

Lucia disse...

Os paineis não passam de uma imitação do que se vê nas estradas espanholas, mais uma vez anda Portugal a reboque.

O facto de haver um número elevado de acidentes com mortos e feridos graves só demonstra que há uma grande falta de civismo e que a maior parte das estradas têm bastantes erros na sua concepção.

Como apelar à consciência dos condutores? Decerto não será com paineis, radares, lombas, polícias à beira da estrada e agora pelos visto bombeiros. Nem será ao mostrar imagens de perseguições, acidentes mortais ou pessoas estropiadas. Porquê? Por que o povinho gosta é de sangue, ficam mais contentes. Um exemplo é os radares em Lisboa. Parece que havia ou há alguma competição para ver quem é o anormal que passa com mais km/h.

A consciência começa com a EDUCAÇÂO. Mas perdoa-se, pois é mais uma das grandes falhas dos governos portugueses. Malfadado ministério, somos assim, não iremos mudar. Com este tipo de atitude é que não mudamos mesmo, raio de pessoas mais péssimistas e narcisistas. O umbigo é sempre mais importante.

Aqui em Carnaxide é uma aventura. Moro a 10 min a pé do trabalho. Nesses 10 min parece que vou para a guerra. Um dia que queria alguma paz, tenho de ir com as pernas e as mamas à mostra. Começo pelo maravilhoso passeio que está cheio de carros e que me obriga a ir para o meio da estrada; passadeiras em sitios errados; o mais flagrante e o que me deixa mais possessa é eu estar a passar na passadeira e os carros não param, passam de raspão, devem de achar que estão a jogar Playsation e que eu sou mais uma mera personagem com várias vidas. Outra situação que me é frequente é o trânsito estar parado na rotunda, supostamente estrai segura para passar na passadeira. Qual quê!! Lá ficam todos enjoados, por eu estar a passar. Estou a impedi-los de avançar un s centimentos. São patéticos e eu que os ature.

amelinha disse...

UDs!
pode parecer que não tem nada a ver com o post, mas Amelinha não dá ponto sem nó... Por falar em festas e brigadas e propaganda, queria aqui advertir que se podem todos sentir convidados para o petit revellion que acontecerá chez moi. É no centro de Lisboa, poderão andar de metro para qualquer lado ou a pé, o que quer dizer que podem evitar os bófias - que por sinal moram em frente a mim - por isso estamos safos.
Sugestão: embora vomitar do 5.º andar para o quartel da PSP. Também há bombeiros, mas é mais acima.

Maura disse...

Sim sim, vão lá ao www.giraosol.blogspot.com e inscrevam-se para as olimpíadas do vómito para cima da bófia!

Quero partilhar o amor que a Su tem por mim! Ontem fui sair com um bloger que nos vai acompanhando, Sushistick, apesar de não o conhecer, deixando a Su muito preocupada! Afinal de contas ele podia ser um dos anónimos do blogradar que me queria aniquilar!...
Bom, parece-me que ainda aqui estou! Mas a parte bonita foi a mensagem da Su "Estás viva? Estou preocupada contigo!" Lol
Obrigada Su, também te amo. ;)

amelinha disse...

eu tb te amo Su!

SUSHISTICK disse...

Eu também te amo Su! Mas quem chupou foi mesmo a Maura..isso garanto eu! lol

LuisElMau disse...

isto vai para aqui um regabofe...
é só gente que não se conhece a combinar blid dates, e depois ainda mete actividades orais.
isto para urbano depressivo está é a ficar muito animado.
e agora pergunto eu, já percebi que amor não falta à Su, mas e ninguém se preocupa com ela? sou assim tão inofensivo? porra assina um gajo com nome de mau e nem assim mete medo a ninguém.

Maura disse...

Ahahah

Luís El Mau, depois de ler um ou outro post do teu blog vê-se logo que és um fofinho e nunca farias mal à Su. Além disso eu só soube do vosso semi-blind date no fim!!!
Adoro a palavra "regabofe"!

Quanto às actividades orais, consta-me que vocês também tiveram uma experiência idêntica, ao invés de chuparem o sushistick, chuparam um qualquer garfo...

Sushistick, tu também chupaste! Até acabaste com as minhas ovas! ;)

LuisElMau disse...

também adoro RAGABOFE.

REGABOFE REGABOFE REGABOFE!!!!!!!

amelinha disse...

eu então fiquei a chupar no dedo ;)

LuisElMau disse...

relaxa amelinha, já diz o povo: não há fome que não dê em fartura.

PAC disse...

Diz o povo e com razão “Patrão fora, dia santo na loja”.

Ausento-me eu por umas largas horas do estaminé e o que me fazem estes fregueses?

Olimpíadas de vómito em bófias, amores lesbianos, chupões, regabofe desenfreado, fome e farturas (gosto muito com açúcar e canela).

Bom... vamo lá a continuar com esse regabofe mas com juízo, sim?

Maura disse...

Hoje há mais REGABOFE no bairro, 'bora?
E lá estará o Morgado no Incógnito ;)
Anda Amelinha e todos!

amelinha disse...

lá aparecerei.
Orgia?

Maura disse...

Olha outra com a orgia! Depende de quem for mais, mas parece-me bem!
Lá nos encontraremos!

PAC disse...

Agora é que reparei que este post tem musicóle e do bom.
Experimentei por os dois temas ao mesmo tempo. Foi a loucura!

Boas orgias!

lowfiptara disse...

o que é esta coisa que toca?

PAC disse...

a coisa que toca é musicóle e da boa. é Mão Morta

Anónimo disse...

E eu que pensava que o "Sushistick 2 minutos" já tinha alterado o seu Modus Operandi. É que isto de engatar "tótós" na net já deu o que tinha a dar. Para se ser um verdadeiro profissional do engate (ver nota explicativa) há que se inovar. E, mais importante do que tudo, há que se aguentar, pelo menos, mais do que 2 minutos :-P


Nota: Profissional do Engate = aquele que se dedida, de forma profissionalizada, à procura de alguém para seduzir e conquistar; aquele que procura alguém para ter relações íntimas; utilizador metódico de tácticas e estratégias amplamente estudadas para o bom desempenho da sua actividade; profissão que assume o mesmo estatuto da Prostituição, sendo pois, igualmente considerada a mais velha profissão da história da humanidade; aquele que adapta o seu método à vítima do engate de forma inteligente e inovadora.