terça-feira, dezembro 04, 2007

69

Final de Ano, início de retrospectiva.

É assim em todo o lado. Aqui podia ser a excepção, mas não quero que o seja. Assim sendo, aqui fica a nossa retrospectiva musical com a selecção dos melhores 69 álbuns de 2007 (listados por ordem alfabética). E a avaliar pela pequena lista, pode dizer-se que a música UD está bem e recomenda-se.

Qual deles ficará no topo da pirâmide?

1. !!! - Myth Takes
2. Adriano Correia de Oliveira (tributo) - Adriano, Aqui e Agora
3. Air - Pocket Symphony
4. Andrew Bird - Armchair Apocrypha
5. Arcade Fire - Neon Bible
6. Arctic Monkeys - Favourite Worst Nightmare
7. Au Revoir Simone - The Bird Of Music
8. Beirut - The Flying Club Cup
9. Bird and The Bee - The Bird and The Bee
10. Black Rebel Motorcycle Club - Baby 81
11. Bloc Party - A Weekend in the City
12. Blonde Redhead - 23
13. Chromeo - Fansy Footwork
14. Cinematics - A Strange Education
15. Clã - Cintura
16. Clap Your Hands Say Yeah - Some Loud Thunder
17. Cold War Kids - Robbers & Cowards
18. David Fonseca - Dreams In Colour
19. Dead Combo - Guitars From Nothing
20. Editors - An End Has a Start
21. Feist - The Reminder
22. Feromona - Mau Comportamento
23. Fink - Distance And Time
24. Go! Team - Proof of Youth
25. Good, The Bad & The Queen - The Good, The Bad & The Queen
26. Iliketrains - Elegies to Lessons Learnt
27. Interpol - Our Love to Admire
28. Jorge Palma - Voo Nocturno
29. José González - In Our Nature
30. Joseph Arthur - Let's Just Be
31. Josh Rouse - Country Mouse City House
32. JP Simões - 1970
33. Killers - Sam's Town / Sawdust
34. Kings of Leon - Because of the Times
35. Klaxons - Myths Of The Near Future
36. Lavender Diamond - Imagine Our Love
37. LCD Soundsystem - Sound of Silver
38. Liars - Stumm 287
39. Logh - North
40. Loney, Dear - Loney, Noir
41. Low - Drums and Guns
42. Maximo Park - Our Earthly Pleasures
43. Micro Audio Waves - Odd Size Baggage
44. Midnight Juggernauts - Dystopia
45. Modest Mouse - We Were Dead Before the Ship Even Sank
46. National - Boxer
47. Neil Young - Chrome Dreams II
48. New Young Pony Club - Fantastic Playroom
49. Nine Inch Nails - Year Zero
50. Of Montreal - Hissing Fauna, Are You the Destroyer?
51. P.J. Harvey - White Chalk
52. Panda Bear - Person Pitch
53. Patrick Wolf - The Magic Position
54. Prin' La Lá - Esto Es... Prin' La Lá
55. Queens of the Stone Age - Era Vulgaris
56. Radiohead - In Rainbows
57. Richard Hawley - Lady`s Bridge
58. Rilo Kiley - Under The Blacklight
59. Rufus Wainright - Release The Stars
60. Sambassadeur - Migration
61. She Wants Revenge - This Is Forever
62. Shins - Wincing the Night Away
63. Spoon - Ga Ga Ga Ga Ga
64. Thrills - Teenager
65. Tiago Bettencourt & Mantha - O Jardim
66. Voxtrot - Voxtrot
67. White Stripes - Icky Thump
68. Wilco - Sky Blue Sky
69. Wraygunn - Shangri-La

(se faltar algum bom álbum na lista podem comentar, dizendo "PAC és um asno porque falta o álbum ...")

Votação Finalizada em 26/12/2007

45 comentários:

PAC disse...

O meu top 5:
1. National - Boxer
2. Shins - Wincing the Night Away
3. Radiohead - In Rainbows
4. Beirut - The Flying Club Cup
5. Blonde Redhead - 23
e o melhor português JP Simões - 1970

top desilusão:
1. Andrew Bird - Armchair Apocrypha
2. Black Rebel Motorcycle Club - Baby 81
3. Spoon - Ga Ga Ga Ga Ga
4. Clap Your Hands Say Yeah - Some Loud Thunder
5. Josh Rouse - Country Mouse City House
o Zeitgeist dos S.Pumpkins é tão mau q nem o considerei

os bons álbuns q foram ignorados:
1. Logh - North
2. P.J. Harvey - White Chalk
3. Joseph Arthur - Let's Just Be
4. Sambassadeur - Migration
5. Dead Combo - Guitars From Nothing

Maura disse...

Grande PAC!
Bem, lá vou ter que pensar quais os 5 melhores da minha lista!
Como vamos contar os votos com tanta gente que irá votar aqui?

Mas já votei na melhor relação amor-ódio musical - Tiago Bettencourt - gostei muito do trabalho dele com Mantha (apesar de odiar Toranja), no entanto não posso com o senhor em pessoa, é um pretensioso misógino com quem tive a infelicidade de me cruzar hoje e que da próxima vez leva uma chapada, no mínimo!
Vale-me a voz do António Sérgio para acalmar a comichão nas mãos!

Aproveito também para dizer que as pessoas de quem gostamos deviam fazer todas as suas compras pela net. Hoje dei com um elemento de Dead Combo numa fila do Minipreço e não gostei nada desta visão... Pomo-los num pedestal e achamos que são intocáveis e depois desfaz-se assim uma imagem em segundos! Não acho legali!

lowfiptara disse...

foda-se pac, umas letras mais pequenas, não havia?
tenho de ir buscar uma lupa (que piada....).

Top do ano

1. Black Rebel Motorcycle Club - Baby 81
2. Queens Of The Stone Age - Era Vulgaris
3. Modest Mouse - We Were Dead Before The Ship Even sunk
4. Spoon - Ga Ga Ga Ga Ga
5. Arcade Fire - Neon Bible

Top Desilusões

1. Radiohead . In Rainbows (desculpem lá, está uma vergonha musical. Façam assim, ponham todas as músicas deles (sem ser do in rainbows) numa playlist, façam shuffle, tirem as primeiras 11, IN RAINBOWS feito)
2. White Stripes - Icky Thumb
3. david fonseca (foda.se, até se pode tocar a no surprises)
4. The Killers - Sams Twon
5. The National - Boxer

Melhor disco português:
Wray Gunn - Shangrila

Albums Ignorados:
Animal Colective - Strawberry Jam ou algo assim
Of Montreal - Hissing Fauna Are You The Destroyer
The Thrills - Teenager
...meh... quéque eu sei disto???

lowfiptara disse...

pá, e porquê 69? Qual é o mal do 70? do 68? Porquê 69?

PAC disse...

pete: então nao metes os Feromona no teu top 5? Qui passa contigo pá??

porquê 69? talvez inspirado nos Magnetic Fields ou vá lá saber-se em quê...

Maura: como contar os votos?!!? fiquei com a batata quente nas mãos.

PAC disse...

epá! já sei! aquela música da ZDB era dos Mutantes, não?!

Maura disse...

PAC:
Mutantes, claro! Nunca mais me tinha lembrado disso! Porra!!!

Pete:
The National desiludiu-te porquê?
Tens uma surpresa no teu mail ;)

Insónia... foda-se, amanhã ninguém me atura com a birra do sono!

PAC disse...

Insónias? Então é um bom momento para ouvir vezes sem conta Make Me Some Insomnia da ... ah espera, não passaram :(

Lucia disse...

sempre ignorei estas listas, mas como esta é UD vou reconsiderar, mas aviso que sou esquesita :D

sem recorrer à Internet e assim que repente, albuns que achei interessantes este ano:

*Radiohead - In Rainbows (pois é Pete, ou se ama ou se odeia e eu amo este)
*Neurosis - Given to the rising (muito UD recomenda-se e deixem-se de perconceitos se é metal ou não) vou ser a primeira fuzilada no blog
*PJ Harvey - White Chalk (eu já o saquei, mas tou na dúvida se já saiu ou não, mas é bom na mesma)
*Editors - An End As A Start (saiu este ano?)
*She Want Revenge - This is forever (este album primeiro estranha-se e depois entranha-se, eu ainda estou na última parte)
*Interpol - Our Love to Admire (também não sei se é deste ano, mas é fixe ouvi-lo e fazer a limpeza em casa)
*Blonde Readhead - 23 (amo amo amo. Maura, para a próxima dou-te um dvd e tu gravas-me esta pérola de banda!)
*Joy Division - Closer (The Collectors Edition) (eu detesto o que é gravado ao vivo, mas quem pode não gostar deles!! quem? vê lá se queres uma chap... err... palmadinha, dizia eu)

e pronto não me lembro mais nada, a esta hora ainda tenho gelatina em vez de cerebro.

proponho é fazer esta lista com filmes!!!! era muito mais interessante e eu sabia falar mais!! :D

Maura disse...

Hoje também está nevoeiro no Príncipe Real, mesmo de acordo com o meu estado de espírito :D

Daqui a umas horas vou revelar o vencedor do último passatempo/concurso!

PAC disse...

boas e más notícias no antro do MusicBox:
- a má: os pontos negros cancelaram o concerto. ficou pra janeiro
- a boa: quinteto tati regressam amanhã aos palcos. ah! e a Svetlana continua ao ataque por lá.

lowfiptara disse...

o bernardo não me disse que o album já tinha saído... anyway, eles guardam-me uma cópia.hehehe

vou ver o que é a surpresa.

Maura disse...

Amanhã lá estaremos no Music Box, certo? Eu estou! Quinteto Tati é o melhor projecto do JP Simões, não posso perder!

Gostaste da surpresa, Pete?

Jack Hawksmoor disse...

Olha que merda... escrevi um discurso enorme, e no fim, o meu comentário não aparece aqui... está mal, está errado!
Então, e to cut a long story short :

- Não fiquei impressionado com nada desta lista, alguns só tinham algumas boas musicas;

- As coisas que mais gostei de ouvir talvez sejam do ano passado (Union of Knives, Klaxons, Metric, Astaire) (sim, eu sei o que pensava deles, Maura... :P)

- Gostei de :

Emily Haines
Shiny Toy Guns
Hearts of Black Science
The Mary Onettes
Siouxsie
Digitalism
Simian Mobile Disco
Architecture in Helsinki
Justice

- Gostei mesmo muito do novo do Devendra Banhart. Grande falha não estar aqui nesta lista...

- Mas o meu favorito? Aquele que mais me fez pular como se não houvesse amanhã?
NADA se compara ao grande 'Bodypop', dos And One!

Anónimo disse...

Alguém pode dar mais detalhes em relação ao concerto do Quinteto Tati? Link?

PAC disse...

lucia: a lista cinéfila é boa ideia mas tem de ficar para outro cronista pq eu adormeço a ver filmes. ou quase...

jon snow: se falha Devendra Banhart deverias escrever: "PAC és um asno porque falta o álbum de Devendra Banhart"

meme: http://diariodigital.sapo.pt/disco_digital/news.asp?section_id=2&id_news=27108

vivas ao sexteto Quinteto Tati!

Anónimo disse...

grazie mile, pac.

é mais uma aparição do que propriamente um concerto, right? domage...

lowfiptara disse...

pois, eu também deixei um comment que não apareceu.

disse que o pac era grande e agradeci o facto de ele me ter gravado o repeat. e agradeci à maura ela ter mandado o dito cujo.

Pac pac pac! AMANHÃ HÀ PONTOS NEGROS NA FAC DE PSICOLOGIA!!!! Vamos ou quê? I mean, eu vou... diz qualquer coisa.

ah, já agora, disse também que o boxer me desiludiu porque eu gostava tanto da música abel e depois eles aparecem-me com estas músiquinhas para velhos.... eu sou jovem preciso de se entretido, seguido o mike skinner, ou fico violento, senso comum, simplesmente senso comum.
ah, e eu gosto do In Rainbows, simplesmente acho os radiohead capazes de bem melhor... eu sou um filho do Ok Computer.

Fica o desafio, qual acham vocês que seja o meu tema preferido do In Rainbows?

World without end disse...

Arpeggi?

Maura disse...

Pete:
Amanhã há Pontos Negros a que horas, pá?
Diz lá qual o teu tema preferido de Radiohead, ou queres que faça outro concurso com esse tema? (logo à noite revelo o vencedor do anterior)

Jon Snow:
Pois é, tu odiavas Klaxons! Eu continuo a não gostar.

Lúcia:
Haverá filmes UD suficientes para haver lista?

World without end disse...

Epa, o concerto deles no SBSR foi suficiente para eu mudar de opinião!
Não que com isto diga que são a melhor banda de sempre, mas os rapazitos até têm algum jeitinho...

lowfiptara disse...

pioneer,
foste cuscar o meu space? como é que as pessoas descobrem estas coisas? os mails até são diferentes!

Os klaxons são bons. Eu comecei a ouvir nos idos de abril de 2006 e desde aí que os acho bons. Eu morri no concerto deles no SBSR... estava agarrada a um anão que não conhecia de lado nenhum, porque nem me aguentava em pé... Mas é assim, a música deles é muito fácil, a modos que aquilo enjoa bastante. eu já não posso com os singles... mas acreditem que ouvir "CEREBELA SITTING ON THE TOTTEM OF TIME LINE" foi daquelas cenas que ficou marcada no meu coração.

Maura e outros ignorantes:
Obviamente que a minha preferida é a Bodysnatchers! Atão? eu não disse que sou filho do OK Computer?

lowfiptara disse...

ah, pontos negros amanhã às 10 na fac de psicologia, falei com eles e eles disseram que o bilhete deve ser três euros. E vai haver cerveja!

World without end disse...

Pete, a que te referes? Se tornar as coisas mais faceis para ti, o tipo que assina como 'jon snow' tb sou eu...
Now riddle me this :
'estava agarrada a um anão que não conhecia de lado nenhum'
Eu julgava que eras um tipo... my bad?

LuisElMau disse...

PAC és um asno porque falta o álbum Narcissus Road dos The Hours.

o meu top 5:
1-Radiohead - in Rainbows
2-National - Boxer
3-Blonde Redhead - 23
4-Arcade Fire - Neon Bible
5-Beirut - The Flying Club Cup

acho que o maior problema da lista é ter alguns albuns que não merecem estar aqui, pelo menos na minha opinião. David Fonseca? Tiago Betencourt? (com 2 T's que é mais fino) eh pá eu gosto de música portuguesa, mas boa música portuguesa.

gostava muito de ir ao MusicBox hoje, mas infelizmente e felizmente ao mesmo tempo, vou para o santiago alquimista ver as meninas do Lynch.

e para terminar: "mkrkjyag"

lowfiptara disse...

pioneer,
eu sou um gajo. podia dar-se o caso de ser homossexual (afinal, eu pinto as unhas, não é? lmao) mas não. sou um tipo bastante hetero. Eu estava agarrado ao anão porque não me aguentava em pé... o tipo é que devia ser homossexual (ou muito solidário) porque não se importou nada.
quanto áquilo do space, não te rales. julguei que tinhas descoberto o meu myspace, porque a música que tenho a tocar lá é a weird fishes/apreggi

World without end disse...

Nah, no worries. Foi a parte do 'agarrada' que me aparvalhou. Não te preocupes, não és a única. Eu deixei de pintar as unhas há uns anos porque me davam pinta de puta. Mas os olhos, isso sim, ainda pinto. E meto gloss que tb é bonito. Mas só de vez em quando.

Lucia disse...

Pete,

eu diria que o teu tema do In Rainbows seria All I Need? Pelo menos é a minha preferida.

Maura,

então não há? filmes UD é coisa que não falta. Posso é não me lembrar de 69! hehe

Pac,

e se fosse uma lista de concertos? também era interessante!

Outros assuntos,

hoje quando acordei estava tudo branco na rua e um nevoeiro que me fez lembrar algodão doce!... Apesar de agora estar sol, apeteceu-me ouvir o Closer :D Tou vicíada, como a Maura diz, nos tons de cinzento.

e como os meus vicíos não param, não consigo deixar o meu lindo Mac novo. eu mordo!

um album que me esqueci me mencionar é o Queens of the Stone Age, mt bom.

e agora para animar a coisa, porque não fazemos um jantar de natal UD? podiamos tb fazer uma troca de prendas, mas para aí de um valor de 1€ ou 2€ e viamos quem era o mais criativo :D Não?

lowfiptara disse...

lmao!
que ideia lúcia! boa boa! parece que vou ter um com os feromona também, mas depois digo qualquer coisa. o album dos QOTSA é brilhante, e das melhores coisas que comprei este ano. eu adoro a all I need, mas eu sou um gajo electrico. preciso de excitação, lmao.

Pioneer,
pintar os olhos também já tinha pensado. a minha família vai adorar a vertente... um dia pintas-me os olhos que ainda não sei fazer (mas já pinto as unhas a mim próprio, foi o que estive a fazer há pouco)

Lucia disse...

Pete,

enviei-te um mail vê lá se recebes porque ainda estou em experiências com o meu novo rato de laboratório.

Maura disse...

Vai para aqui um grande rebuliço e acho muito bem. Mas só tenho uns breves minutos para fazer dois reparos importantíssimos:

Pete, nem penses em aprender a pintar os olhos com o Jon Snow, ele é uma puta tarada, temo pelo que te poderia fazer! Lol
Eu ensino-te se quiseres que em mim podes confiar!

Jon Snow, afasta-te do Pete, ele é só o puto mais giro da blogosfera, nem penses em tocar-lhe!

Luiselmau:
Music Box não é hoje, mas sim amanhã!

Se fosse ver Au Revoir Simone hoje acho que me atirava da varanda do Santiago! E depois ainda era capaz de cortar os pulsos! Lol

Lúcia, posso dar sugos de mentol como prenda de Natal?

Ah! Já vos disse que quero ir às trombas ao Tiago Bettencourt (já que falaram dele)?

Tchiii
Estou a ouvir Xutos na Radar, curto bué esta música, Esta Cidade ou lá como se chama! Estou a adorar este álbum de família!

PAC disse...

luiselmau: o Narcissus Road ficou na 70ª posição.

lucia: lista de concertos? é bem. quem sabe

pete: fui eu q censurei o comentário "pac és grande".
Os Pontos Negros começam às 23h em conjunto com mais 3 bandas na Faculdade Psicologia na UL (na associação estudantes ou cá fora nos claustros)

Eu prefiro ir vê-los no MusicBox em Janeiro. É que recuso-me a voltar entrar na Fac.Psicologia. São coisas mal curadas não ligues.

Ainda pra mais há Quinteto Tati nesse dia. Há 3 anos q não os vejo.

World without end disse...

Pete : eu ensino-te a pintar os olhos, mas só se me deixares chamar-te de 'Clarice'...

Maura : mas atão o rapazito não é maior de idade? Não sabe ele o que é bom pa tosse? :P

Anónimo disse...

Bom trabalho!

No entanto, na minha modesta opinião, estão em falta na lista alguns excelentes álbuns de 2007.

Concedo que essa falta tem a atenuante dos álbuns não serem muito conhecidos...

Mas, opiniões são opiniões, e eu tenho um estilo muito peculiar de gostar de música...

Vale o que vale.

Abrc CP2

http://coffeeparadois.blogspot.com/

Maura disse...

Sim cp2, o teu estilo musical é bastante peculiar, vê-se pelo teu blog. Mas obrigada pelo comentário! :)
Se quiseres dar sugestões estás À vontade!

Maura disse...

Mas o que eu vinha dizer é que não consigo escolher o melhor álbum do ano... acho que não gostei de nenhum :(

PAC disse...

o quê?! nenhum? sois uma herege! Nem The National? Nem Blonde Redhead? A infamia desceu a este blog.

LuisElMau disse...

pac: agora tenho aqui uma dúvida, se a lista está feita por ordem alfabetica e se o Narcissus Road dos The Hours ficou em 70ºlugar, que raio de alfabeto é que tu usas?

PAC disse...

luiselmau: fui apanhado. descobriste-me a careca. The Horus - Narcissus Road não está na lista porque... não gosto deles. MUHAHAHAHAHAAAAAA

(mas podes-me chamar asno na mesma)

LuisElMau disse...

eh pac, não acredito que gostes mais de david fonseca e o tiago com apelido com dois t's que o "Ali In The Jungle".

PAC disse...

luiselmau: agora falando um pouco menos sério: The Hours até merecia estar na lista mas a música nacional também merece algum destaque.

Isto não é a minha lista de preferência (essa está no primeiro comentário).
Acontece que não consegui lembrar-me de tudo de 2007. Lembrei-me de 69 álbuns que "adquiri" este ano (e modéstia à parte, os comprimidos para a memória estão-me a fazer efeito).

Mas obrigado pela sugestão. Sente-te à vontade pra me chamar asno. ah espera! já o fizeste. então não voltes a repetir a graçola, OK ?????

Anónimo disse...

Não voto! E acabou! Já votei no blogue da Radar e chega de tortura!
E pac és um asno (que sorte! escolheste um bicho inteligente cuja teimosia é considerada erradamente como ausência de comhecimentos, sabes muito!), porque te esqueceste de Scott Matthews e do Patrick Watson, acho eu, não estive a ver ao pormenor. Detesto estas coisas...
kisses
music

PAC disse...

Os últimos trabalhos de Scott Matthews e Patcick Watson são de 2006. Senão constariam aqui de certeza.

Eu tb não vou muito à bola com listas... acontece que de alguma forma tinha de introduzir a temática do 69 por aqui.

Além de não querer fazer perder tempo aos senhores da PJ sobre o nº de crimes q cometi este ano.

Anónimo disse...

A sério? Aquelas canções que ouvimos na Radar são de 2006???? E eu votei no top da Radar no Scott Matthews... Ai que vergonha!!! Santa ignorância!

Ai, sim, tu não é só ficares sem gasóleo, tb deves ter uns crimes interessantes. Can I read your mind?? Só para um romance policial que quero escrever. Posso?
kisses
music

Maura disse...

Com muita dificuldade, lá consegui decidir o que gostei mais em 2007:

Top 5:
1. The Shins - Wincing the Night Away
2. Beirut - The Flying Club Cup
3. The National - Boxer
4. !!! - Myth Takes
5. Amy Winehouse - Back to Black

Top desilusão (que passo a explicar para não me chatearem):
1. Arcade Fire - Neon Bible (é mais um Funeral mas sem a parte da surpresa e da energia, em que a única boa que me põe aos saltos já tinha sido editada)
2. Interpol - Our Love to Admire (gosto muito dos álbuns anteriores mas este só tem 2 boas músicas)
3. Cinematics - A Strange Education (ouvi o single e fui a correr ouvir o álbum, descobrindo que só o single vale realmente a pena)
4. She Wants Revenge - This is Forever (esperava que superassem o primeiro álbum e senti que ficou aquém :\ mas já percebi que tenho que ouvir a segunda vez pelo menos e talvez mude radicalmente de opinião)
5. Blonde Redhead - 23 (gosto mas faltam algumas ambiências que me transportavam e causavam certos sentimentos com outros álbuns...)

Nacional há muita coisa boa e muita coisa má. É preciso fazer lista também, PAC?

Espero que faças a contagem disto, apesar de não haver muitos votos! :p