sábado, dezembro 15, 2007

Contrapondo Luís El Mau

Portugal anda a reboque?
Quem se lembrou primeiro de promover uma banda? David Lynch ou Manoel de Oliveira? É certo que não temos uma resposta acertiva a esta pergunta.
Se falarmos de Peste & Sida não há dúvidas que estes andaram a reboque do estrÁngeiro ao tocarem temas de Madness e The Pogues traduzidos para português.
E Xutos & Pontapés? O tema À Minha Maneira, grande hino de uma geração (?)... será que foi criado a reboque de algum estrÁngeiro? Claro que sim! E de quem? perguntam vocês:



Certo? Claro, mas só porque Sid Vicious fez uma cover deste tema de Frank Sinatra.
Mas desengane-se quem pensa que andamos sempre a reboque, pois os grandes nomes da música internacional também se inspiram em nós! Ora analisem bem os dois temas que se seguem:



(este serviu também para mostrar o provável pior vídeo de sempre)



Não me venham com demagogias. Eu amo Jeff Buckley tal como vocês. No entanto, não podem contestar que o tema E Depois do Adeus do Paulo de Carvalho é fortemente inspirador!

13 comentários:

Maura disse...

Isto é o que faz um UD com o grão na asa quando chega a casa de madrugada e acha que não tem sono! Enfim...

PAC disse...

Portugal anda a reboque?

Há de facto muita coisa em q concordo q andemos a reboque. E na música, Os Peste & Sida ou Despe e Siga, desculpem-me os fãs, são um exemplo. Fazem-me lembrar os Onda-Choc mas em ponto grande.

No entanto importa pensar que tudo será passageiro e voltaremos a andar na dianteira. E já há tanta coisa boa, em todos os quadrantes da sociedade, de que nos podemos orgulhar.

Então mas afinal, será que Jeff Buckley é filho da revolução? Vamos pensar que sim.

(fiquei vidrado com aquela bailarina a dançar com os silos da Trafaria em fundo)

Anónimo disse...

Oh mulher tu endoideceste ou quê? Jeff Buckley metido nestas andanças??? Anda a parecer-me que se querem livrar de mim de uma forma sub-reptícia! Digam logo! Agora comparar o Jeffito com... bem! Não havia nexexidade de chegar a tão baixa depressão (desculpem-me a redundância)!
mesmo assim kisses
music

Maura disse...

Achas que nos queremos livrar de ti? Eu acho é que andas aqui muito pouco e isto é o castigo! :p

Lucia disse...

qué isto pá!! estas pérolas nascidas da insónia são lindas! :D

Maura disse...

Qual insónia qual quê? Lembras-te de estarmos numa madrugada a apreciar as gaivotas na varanda de minha casa? Este post foi produto do mesmo tipo de noite ;)

Lucia disse...

LOL se me lembro, foi lindo :)

LuisElMau disse...

eh pá, não sei se isto é um contra ponto, por um lado até me parece um sublinhar do que tentava dizer, é que são as excepções que fazem as regras. existe também o caso dos Cure que têm uma música onde é evidente a influência dos radio macau.

e depois existe o Pessoa, esse sim, unico.

a insonia durante muito tempo aparecia na minha cama e ao invés de me dar prazer só me trazia dores de cabeça, até ao dia em que comecei a falar com ela e criar com ela, agora até gosto da sua companhia.

Maura disse...

El Mau:
Isto foi precisamente uma criação da minha insónia alcoolizada, portanto não lhe dês muito crédito. Aliás, era suposto ser para rir mas ninguém se ri das minhas piadas :\
Mas tudo tem um fundo de verdade! E tens razão, os Cure copiaram a música de Rádio Macau (que agora não me lembro qual é).
Ver se escrevo qualquer coisa em honra da Insónia.

la folie disse...

Maura, uma pequena correcção: não foram os Peste e Sida que tocaram a versão aportuguesada dos Madness e dos Pogues, mas sim os Despe e Siga. Pode não ser importante, mas até é. Essa foi uma das razões pela qual a banda "mudou" de nome. Hoje em dia são novamente os Peste e Sida e não os ouves a tocar covers nem coisas do género.

Maura disse...

La folie:
Muito obrigada pela correcção. Não te acanhes e continua a corrigir sempre que me apanhares em falso.
Como nunca fui fã desta banda, acabei por trocar o nome. Mas tens razão, é importante que se faça a distinção.
No entanto PAC já se tinha referido a esta minha falha num comentário ali em cima.
Apresento desde já as minhas desculpas.

la folie disse...

Maura: disponha :)

PAC disse...

Maura: salvo erro é a música Just Like Heaven que os Cure plagiaram aos Radio Macau, música O Anzol

Já te disse que adoro o video da bailarina com a Trafaria em fundo?