quarta-feira, dezembro 26, 2007

Nº1 de 2007


Por aqui, a maioria escolheu para nº1 de 2007 um álbum que estará fisicamente nas lojas em… 2008.

Após um rigoroso escrutínio, aqui ficam os resultados:

1. Radiohead - In Rainbows (13 pontos)

2. The National – Boxer (12 pontos)

3. The Shins - Wincing the Night Away (9 pontos)

4. Beirut - The Flying Club Cup (7 pontos)

5. Black Rebel Motorcycle Club - Baby 81 (5 pontos)

5. Blonde Redhead – 23 (5 pontos)

7. Neurosis - Given to the Rising (4 pontos)

7. Queens of the Stone Age - Era Vulgaris (4 pontos)

9. Arcade Fire - Neon Bible (3 pontos)

9. Hearts of Black Science – The Ghost You Left Behind (3 pontos)

9. Modest Mouse - We Were Dead Before the Ship Even Sank (3 pontos)

9. P.J. Harvey - White Chalk (3 pontos)

13. !!! - Myth Takes (2 pontos)

13. Editors - An End Has a Start (2 pontos)

13. Spoon - Ga Ga Ga Ga Ga (2 pontos)

13. The Mary Onettes - The Mary Onettes (2 pontos)


E o grande vencedor...


Radiohead – Reckoner (unofficial video version)

15 comentários:

Lucia disse...

weeee :)

PAC disse...

weeee sopa de letras pró jantar!

LuisElMau disse...

foi a minha primeira escolha penso eu, mas confeso que o facto de ter ouvido o neon bible ao vivo faz com que neste momento sinta que o meu album do ano é mesmo o dos Arcade Fire.

PAC disse...

Luiselmau: a comissão de eleições confirma que Radiohead foi a tua 1ª escolha.
Continuo é a não perceber o histerismo em volta do Neon Bible. É bom sim sr., mas não houve tanta coisa bem melhor neste ano? Inclusive nos concertos. E olha que até sou pessoa para ter tudo o que é EP/single/álbum de Arcade Fire. Mas lá está, gostos são gostos e o que importa mesmo é partilha-los.

Espero que em 2008 apareçam os vídeos oficiais de In Rainbows. Embora tenha gostado deste que aqui colocamos hoje. É uma pérola UD q.b.

World without end disse...

Heh.
True story, swear to God :

Dia 24, estava eu no meu trabalho, com as duas minhas colegas.
Cecília, 27, raça negra, e Gisela, 20 ou 21, confesso que não sei, caucasiana.
A Cecília andava a vasculhar um dos nossos PC's aqui do trabalho, e descobriu pastas com música, sendo que uma delas era uma pasta minha, com algumas musicas que tinha tirado do mp3 para o pc.
Aleatoreamente, a musica começa a tocar, e eis que ás tantas... tcha-nã... os acordes familiares, e uma voz a perguntar 'How are things on the west coast?'.
Para grande surpresa minha, ambas as minhas colegas começam a cantarolar a música também.
Pergunto eu, 'De onde raios conhecem vocês Interpol?', que me é respondido com, 'Duh, é a música do Sisley?'.
Ah.
'Ah', respondi.
'E, exactamente, o que é um 'Sisley'?, pergunto.
'Duh, dos 'Morangos com açucar'??'
Ah.
'E, por alma de quem, é que passam Interpol nessa vil coisa? É que não sei se quero que esses imbecis conheçam Interpol'...
'Pois', responde a Gisela, 'mas toda a gente já os conhece e toda a gente já tem o CD!'
Céus.

Pois é. Afinal o 'Heinrich Manouver', qual 'Imperial March' para o Darth Vader, é o hino de algo chamado 'Sisley'.
A minha resolução para 2008 é ter um nome tão cool quanto 'Sisley'.
Mas como sou talvez de uma geração um pouco anterior, vou ser o 'Soviet'. Ou o 'Uniform'. Ou mesmo se calhar o 'Chevignon', ainda não decidi.

Lucia disse...

xopinha de maxas :D

Maura disse...

Oh PAC, é impressão minha ou andaste a inventar pontos para algumas bandas?

El Mau, Arcade Fire porquê?

Pois é, Gonçalo, eu própria me apercebi de Interpol a tocar na tv há uns tempos e fiquei estupefacta quando vi que era nos Morangos. Esta série não costuma ter umas bandas? Não sejamos preconceituosos, pode ser que surja algo interessante por ali (pois sim, nem eu acredito nesta profecia, mas pronto).
Não reparaste que o concerto do Coliseu estava cheio de adolescentes? Achas que foi devido a quê?... Mais engraçado foi uma miúda perto de mim a dizer "estes gajos são os Dead Can Dance dos século xxi" ao que o amigo ganzado responde "estás parva? Os Blonde Redhead talvez sejam, agora os Interpol..." - senti-me pequenina e ignorante :\

PAC disse...

oh Maura... quere-se dizer... então tu achas que eu ia inventar pontos só porque hoje só me dá para ouvir o Reckoner (muitas e muitas vezes e sem saber o porquê)? A minha vil mesquinhez não chega a tanto (ainda).

Passo a explicar o sistema de votos: 5 pontos para a 1ª escolha, 4 para a 2ª e assim por diante até à 5ª escolha. Também apliquei estas 3 excepções:
1. Só contabilizei álbuns de 2007 nas escolhas. Quem escolheu álbuns de 2006… azar (isto não é o top da Radar que tem álbuns de 2006 nos melhores de 2007);
2. Quem escolheu JP Simões foi imediatamente desclassificado;
3. Acrescentei ao resultado final 2 pontos bónus ao In Rainbows, porque hoje estou a ouvir o Reckoner em-repeat.

As bandas mais obscuras do top, são cortesia do Jon Snow. Vêm da Suécia (salvo erro) e tudo o que de lá vêm é bom.

Agora vou-me enfrascar na minha sopinha de letras.

World without end disse...

Epa, felizmente abstraí-me (quase) por completo das pessoas que estavam no concerto... mas não devia ter ficado surpreendido, visto que já há uns mesitos ouvi Astaire nos 'Mongas com açucar'...
Pac : O visionário que nomeou Hearts of Black Science e the Mary Onettes merece um prémio!
Olhem!
Dia 29 vou estar no bar do bairro, a meter som!
Arrisco-me mesmo a dizer que será a altura ideal para eu fazer um apanhado de 2007!
Quem vai?

Maura disse...

29 é sábado, não é? Acho que era uma boa altura para irmos todos ouvir o teu apanhado de 2007. Só dispenso Klaxons :p

PAC, sois um inventadeiro!

World without end disse...

É sábado, sim. Aparece, eu prometo que não passo mais do que três dos Klaxons!
Lol!
Vai e leva meninas. Nós gostamos de meninas.
De meninos também, mas agora estou numa mais de meninas...

LuisElMau disse...

Pac, também faço parte desse grupo que tem EP's e tal e coisa, mas tudo digital confeso.
Maura, se não estou em erro na vossa votação coloquei o in raibows em primeiro lugar e o neon bible em segundo, a verdade é que nunca me considerei fã de nada, mas tenho uma relação de adoração com os Radiohead posso te dizer que desde que recebi a caixa do in rainbows ainda não a larguei, vem comigo para o trabalho, vai comigo para casa dos amigos, anda comigo para todo o lado, depois comprei a edição dos 7 primeiros albuns deles, isto apesar de os ter a todos, mas sabes como é, já estavam sujos e riscados e tal. Na verdade o concerto de Radiohead no Coliseu foi para mim o melhor concerto ao vivo que alguma vez vi, mas depois vi Arcade Fire no SBSR e digo-te que nunca tinha gritado tanto e com tanta gente, adorei o concerto e gosto mais do Neon Bible do que do Funeral, acho mesmo o album bom e não quero saber se é um lugar comum falar bem de Arcade Fire. é musica que mexe comigo, no fundo é essa a resposta, Arcade Fire porque é música que mexe comigo.

Nuno 'Azelpds' Almeida disse...

Eu acabei por escolher o formato de 25 faixas e musicas no meu tasco. :p

Dias depois noto que realmente foi ficando muita coisa de fora, apesar de gostar delas também, como é o caso do último de Radiohead e dos Arcade Fire, entre outros, que até rodam regularmente nas minhas noites também.

Por um lado foi algo inconsciente, por outro como a lista era das cenas que mais gostei, comecei a notar que várias das coisas que não estão na lista não as ouço ou não tenho tido vontade de o fazer há já algum tempo, daí talvez as escolhas.

Well, um facto é que 2007 foi mais um ano cheio de boa música, de resto isto tudo de escolhas acaba por ser sempre bue relativo e pessoal heheh.

Continuação de boas festas, e se Sábado eu for sair, um pulo no BB é sempre obrigatório, ou não fosse o meu sítio favorito em Lisboa. :)

PAC disse...

Azelpds gostei do top 25 do teu tasco.

2007 foi de facto um acho recheado de boa música e isto de escolher os melhores é sempre tão difícil e subjectivo.

Fazer uma lista de 69 álbuns foi difícil porque muita coisa boa ficou de fora. Escolher os melhores do top 69 ainda mais difícil se tornou. Mas quanto mais não seja isto serviu para aferir e partilhar os gostos de cada um.

Nuno 'Azelpds' Almeida disse...

ya, e além da piada do número (69 :p), isso acaba por ser outro sinal que saiu mesmo muita coisa boa este ano, apesar de existirem sempre as vozes habituais do uhh, ano fraco, poucos lançamentos, ou em relação a ano x foi isto e aquilo.

Tomara é uma pessoa ter dinheiro e tempo para poder desfrutar de tudo. :)

oh e thx em relação ao top. ^_^