quinta-feira, dezembro 13, 2007

2.º lugar do pódio - Luiselmau


Silence4ever

Como sabemos, Portugal é um país que gosta de andar a reboque.
Depois de algumas aparições publicas, pouco divulgadas ou mesmo ouvidas, eis que à semelhança do que aconteceu com o realizador de cinema norte americano David Lynch, também Manoel de Oliveira lança para a ribalta dos holofotes uma banda, até então praticamente desconhecida, de música portuguesa. Os Silence4ever.
No mês passado em entrevista a uma revista de cinema, à pergunta sobre que música ouvia Manoel de Oliveira, eis que o realizador responde Silence4ever.
O entrevistador (bem como muito provavelmente a maioria dos leitores) ficou perplexo, nunca tinha ouvido falar de tal banda.
ElMau foi investigar e tem o prazer de em primeira-mão apresentar ao mundo a banda apadrinhada pelo realizador Manoel de Oliveira.
Silence4ever é um projecto de Maria Caladinha e Paulo Mudo, dois amigos de infância que se conheceram na sala de espera de um médico especialista em enxaquecas.
Após este primeiro encontro e com a intenção de fomentar uma amizade, Paulo Mudo convidou Maria Caladinha para terem aulas de música juntos na escola minimalista, situada no beco do nada, a colcheia niilista.
Assim nasceu uma forte ligação pessoal e artística, bem patente nos dois registos existentes no mercado deste duo, que promete revolucionar a música mundial.
A primeira vez que os Silence4ever foram para estúdio, após longas semanas de composição, gravaram o EP intitulado Silêncio. Um registo impressionante de perseverança, o EP tem apenas uma faixa de 30 minutos, onde se pode ouvir um maravilhoso acorde de dó tocado a dois dedos, um da mão direita de Maria Caladinha e outro da mão esquerda de Paulo Mudo (Paulo Mudo é canhoto, como se pode verificar na forma como toca piano). Sobre este EP, temos o prazer de informar que Manoel de Oliveira pretende inclui-lo no seu próximo filme, na íntegra, numa cena onde se vê uma mulher a acordar pela manhã.
O segundo registo gravado da dupla é ainda mais revolucionário. É o primeiro LP da banda e tem como título “chiu!”. São sete faixas, num total de 55 minutos de música, onde só se ouve silêncio. Não nos foi possível saber ou perceber que instrumentos tocam quer Maria Caladinha quer Paulo Mudo neste álbum. Conseguimos no entanto, entrar em contacto com uma fonte que pretende manter o anonimato e que nos disse que tanto a Maria como o Paulo são grandes admiradores do cinema português, não só do cinema de Manoel de Oliveira como também de João César Monteiro e que este primeiro LP da banda tem como grande fonte de inspiração o filme Branca de Neve.
Ao que parece, no seguimento do EP previamente editado, este LP teria na sua primeira faixa o mesmo maravilhoso acorde de dó, seguido de outros, o de ré, mi, fá, sol, lá e finalmente para terminar o de si.
Após a gravação das sete faixas o duo decidiu apagar tudo e gravar apenas silêncio, mais palavras para quê?
Faça-se silêncio que se vai ouvir o silêncio.

36 comentários:

Anónimo disse...

Ouvi dizer que o António Fala-Barato vai juntar-se à banda. Grandes mudanças esperam-se.
Os Silence4ever fazem-me sempre pensar no seguinte:
Às vezes é no meio do silêncio
Que descubro as palavras por dizer
É uma pedra
Ou um grito
De um amor por acontecer

Anónimo disse...

Esqueci-me, mas poema está entre aspas....

LuisElMau disse...

não consegui recolher essa informação, mas se o António Fala-Barato se juntar realmente à banda, vai resultar sem dúvida um triangulo equilátero!!

Anónimo disse...

Pois a mim comunicaram-me, em segredo, total e absoluto, quase em silêncio, numa mudez contida, tipo surdina, que a Joana Nada Diz tb ia fazer parte da banda. Será inaudível? Então e recusam o João Caluda? Aquele grande baterista que se deixa omitir nas constantes interrupções de batidas silenciosas?
luiselmau, que sempre trazes à minha memória falhada a imagem do António Banderas, parabéns pelo post!
1ª impressão da fotografia: "Pelts" de Dario Argento, uma das maldições consistiu nesta mudez provocada pela autocosedura da senhora chinesa...;
2ª impressão: vão brincar com alguém de quem eu gosto muito (imponho o silêncio e não digo o nome, cada um imagine, mas não ouse mencionar!!!);
3ª impressão: um conto de terror (que bom!!!), vai falar na pide e afins.
Resultado: afinal isto é um post de UDs?? Salvo raras excepções, esta gente só me faz rir. Agradeço.

Se esta banda se deixa enredar pela história da Branca de Neve de João César Monteiro (paz à sua alma) vai com toda a certeza ter que omitir, desculpem, emitir uns sons. Estranhos, de rejeição-interjeição, como quem quer expulsar algo para não ficar engasgado.
Estou a ficar fã deste blog!
kisses
music

LuisElMau disse...

Sabes music, felizmente já lá vai o tempo em que só me sentia bem na urbe movimentada e normalmente depressivo. Um dia acordei e senti, mas que raio, estou mesmo farto de andar triste. Obrigado pelos parabéns.
O António banderas passou-me completamente ao lado, não percebi.
Faz pouco tempo que conheço este blog, acho que a grande maioria do seu conteúdo acaba por ser relacionado com música e parece-me que a grande maioria das pessoas que aqui vêm, têm essa paixão em comum, assim surgiu a ideia de escrever algo ligado à música, tinha ido ver Au Revoir Simone no dia anterior, a primeira fez que me dirigi à autora deste blog foi para insinuar que talvez ela falasse demais (acho que não faltei ao respeito a ninguém), num blog da concorrência, e assim somando um mais um foi surgindo isto. No fundo é só uma brincadeira, na tentativa de arrancar uns sorrisos à malta, porque tristezas não pagam dividas.

Anónimo disse...

luiselmau
A mim não me arrancaste só um sorriso, foram vários à mistura com algumas gargalhadas.
Claro que temos a mesma paixão: música (maestro)!!! E não me fales das Au Revoir Simone... que fico triste :( Não fui ver, maldito sejas, não tu, mas quem ou o que me impediu.
AH AH AH o António Banderas tem a ver com o teu nome que sempre me lembra o viril homem de guitarra na mão num qualquer filme de pistoleiros. E quem tiver algo para dizer que diga agora ou então cale-se para sempre!
Adorei o teu texto! Só penso no silêncio com música ;)
kisses
music

Lucia disse...

18.

Sempre tive muito mais medo do silêncio.
O silêncio assusta.
No silêncio podem estar todos os ruídos. E isso não é bom.
(silêncio muito prolongado)

(...)


O homem ou é tonto ou é mulher, Gonçalo M. Tavares

Porém, hoje o silêncio que me rodeia doi-me na alma.

Anónimo disse...

Eh pa, lúcia, agora tiraste-me qualquer dúvida que ainda persistia no meu silêncio. O Gonçalo M. Tavares é mesmo misógeno! Só pode!
kisses
music

LuisElMau disse...

Nunca li o senhor, não posso opinar.
lucia, por outro lado já deves ter saboreado aqueles silêncios, mesmo longos, onde o tempo que duram é indiferente e onde não é preciso palavra, muito menos ruído, para existir comunicação.

se o homem a que te referes como sendo tonto ou mulher, sou eu, olha quase que acertas em ambas, um homem tonto que à imagem do tarzan foi criado por um bando de femeas.

PAC disse...

Luiselmau: é um post bastante criativo. Parabéns!
E desculpa lá ao início eu ter boicotado o envio do post. É que vi da primeira vez que vi o titulo “Silence4 ever” pensei:

- “tu queres ver PAC que temos aqui um fã devoto dos Silence4 neste blog? Não pode ser, lá terei de censurar o post”

music: oooooppppssss!!!! era a tua 2ª impressão.

Andar sempre alegre não tem graça nenhuma, o mesmo acontece se andarmos sempre tristes. Necessitamos destes dois sentimentos com contra-peso e medida.
É como o tempo. E se estivesse sempre sol ou sempre a chover?

Anónimo disse...

pac
disse para se calarem! Atreveste-te a escrever em letras altas o meu pensamento? Aqui segue o meu feitiço maldito sobre quem não soube guardar silêncio: faz-te urtiga, faz-te urtiga, no poder que há nesta figa!
Resumindo: amanhã acordarás feito uma urtiga verde. Ninguém se aproximará de ti e serás confundido com um lagarto sportinguista :) Done! E quem poderá quebrar esse feitiço? Como? De que maneira? Faz-se um silêncio sepulcral!

E, SIM, ADORO OS SILENCE4!!!!
Agora bem podes filosofar sobre a tristeza e a alegria, porque, amanhã, vais filosofar sobre ser vegetal ou ser animal.
kisses
music

Lucia disse...

luiselmau,

foi um livro que li recentemente e achei o exerto perfeito para comentar aqui. ;) Embora sendo o titulo do livro, não te estou a chamar nomes nem nada parecido! não quero aqui ser mal interpretada!!

sim, esses silêncios perdidos no espaço e no tempo são aqueles que me deixaram mais marcas. há silêncios que nem eu própria sei descrever por palavras, mas o de hoje é triste.

Maura disse...

Seteluas, bem-vindo! De quem é o poema?

Music, até parece que não nos conheces! Somos uns deprimidos mas sempre com boa disposição e de preferência na risota! Como diz aqui o nosso homem do dia, luiselmau, tristezas não pagam dívidas. Somos um bocado bipolares, resumidamente!

Luiselmau, nunca guardo rancores e sei que eras (és?) um anti-maura do blog da Radar. Mas não me ofendeste, se bem que já não me lembro do que disseste. Sei que provavelmente meteste o bedelho no ataque à maura lá no blog porque tens más companhias! Aquela extravaganza não deve ser boa influência para ninguém. Sem ressentimentos, és muito bem-vindo aqui nos UDs!

Gonçalo M. Tavares é só o melhor escritor português contemporâneo, o meu querido Lobo Antunes que me perdoe. O Gonçalo é tão rico que dava para criar um blog só para o comentar. É um génio!

amelinha disse...

Vou mostrar isto ao David Fonseca! E não tenho medo dos feitiços da Music porque eu sou UMA LAGARTA SPORTINGUISTA e tenho muito orgulho nisso.
Ahahahaha!
Mau, andas a ver muitos filmes, pá! Mas brincar com o Manoel? o homem está à beira de completar um século e nem de argália anda. respeitinho...

Ontem prometeram-me um livro do Gonçalo M T e se o tipo é rico deve ser um bom partido concerteza.
tenho de me fazer à vida!

Maura disse...

Não sejas maluca Amelinha que ele é casado e tem uma data de catraios! Ele é rico mas não é de dinheiro, é de sabedoria, ou melhor, de capacidade de questionar e filosofar... Bem, ainda não sou capaz de falar dele. Não sei se algum dia serei. Ele é portanto um rico senhor e não um senhor rico! :p

Sabem, eu acho que a Music também é sportinguista! És, não és? Lol

Anónimo disse...

Claro que sou sportinguista! Não ligo nada a futebol, mas sou do Sporting. Gosto de verde e de leões e, mais recentemente, apaixonei-me por um camaleão verde, lindo de morrer. Passo a contar: numa feira aqui para as minhas bandas (província das tias e afins), num recanto, estava um rapaz com uma data de répteis, plantas e coelhos. Tudo para estimação, nada para comer, certo? O rapaz tinha um camaleão verde, verdinho no dedo e quem passasse podia fazer-lhe festas. Desafiou-me a tocar-lhe e a acariciar (o camaleão) e assim fiz com alguma repugnância que rapidamente se transformou num prazer profundo, pois ele (o camaleão) fechou os olhos e adormeceu ao fim de 2m. Têm uma pele tão macia! O rapaz ainda me tentou convencer a trazê-lo, mas o bicho (o camaleão) era caro!!! E depois a minha gata arranjaria uma qualquer forma de o transformar em bola saltitante.
Desculpa luiselmau, este comentário só tem a ver com o teu texto, porque o camaleão adormeceu e fez-se silêncio.

amelinha
mostra ao David, sim! ADORO OS SILENCE4!!! E rogo pragas a quem me chatear mais com isto. Atão uma pessoa já nã pode gostar de quem gosta? E dele tb gosto. Até à exaustão! E faz-te à vida, mulher, é isso mesmo! :)

Ando a divertir-me demais com este blog. Tenho que arranjar por aí umas tristezas extras para contrabalançar.
kisses
music

Anónimo disse...

Maura, obrigada pelo cumprimento mas deverias dizer bem-vinda e não bem-vindo. Se fosse um moçoilo seria sete-sóis e não seteluas :-)

Em relação ao Gonçalo M T ser o maior escritor contemporâneo… não seria a minha opção, mas garanto-te que ando numa busca incessante para descobrir qual é. Depois imagina o(a) feliz contemplado(a) quando chegar à sua porta de casa com um troféu na mão (quiçá um piaçaba) e anunciar o prémio de melhor escritor(a) contemporâneo(a) de acordo com a minha selecção pessoal…

E gostei de ver que houve alguma “discussão” entre feliz vs deprimido. Sem dúvida que para estarmos felizes precisamos da depressão. Se tal não fosse como é que conseguiríamos identificar os nossos grandes momentos?

Já agora, o poema é da Maria Guinot que com essa música ganhou o Festival da Canção (eu sei que isto não está muito de acordo com os gostos musicais do pessoal, mas há que reconhecer grandes letras e grandes letras fazem grandes canções).

SUSHISTICK disse...

Hummm...o Gonçalo M.T. é brilhante, sim...mas muito hermético e fechadinho naquele cinzentismo (ui como soa bem). Gosto dum lírico capaz de chegar a mais sítios, tipo Reis-Sá. Ou o Mexia, claro, naquele desencanto blasé dele.

LuisElMau disse...

Pac, és um boicuteiro. No teu post dos 69 discos já tinha falado mal do David, mas agora até te digo que acho que o rapaz tem valor, no entanto é muito raro. Obrigado pelo elogio.

lucia, como disse não estarias a ser mal interpretada, estarias a acertar, sou um pouco tonto sim. Mas fazes bem em deixar as coisas claras, também não gosto nada de mal entendidos. E olha tudo muda tanto e tão depressa que talvez o teu triste silêncio de ontem já seja hoje outra coisa, caso contrário guarda o álbum para ouvires noutra altura, para tudo é preciso o espírito certo.

maura, a psicose maníaca depressiva é tramada, temos que estar sempre de olha nela ou ela faz de nós gato sapato, ou das tripas coração.
Ainda bem que não guardas rancores.
Não sou, não fui e acho muito difícil vir a ser um anti maura, aqui ou em qualquer outro lugar. No blog da radar disse apenas que achava que eles deviam ter uma sala de chat, por vezes acho que se fala demais por ali e já vi, ou li, algumas tempestades por nada e dentro de um copo de água, ainda se fosse whisky.
Quanto às minhas companhias, acho que te fica mal o juízo de valor sem conhecimento de causa, tenho procurado andar bem acompanhado, caso contrário ando sozinho. Ou seja, se é para andar mal acompanhado, ando comigo que já basta. Ainda bem que não há ressentimento, é recíproco e sinto-me bem aqui.

amelinha, por acaso não ando a ir tanto ao cinema como queria, faltam-me convites e iniciativas, logo não ando a ver muitos filmes, estou mais numa fase de andar a viver cá uns filmes!! e a querer viver ainda mais, sou um rapaz ambicioso, talvez demais.
Não quis faltar ao respeito ao Manoel e muito menos ao João, nem seria capaz.
As promessas não são como as tristezas? Não pagam dividas?
Quanto ao fazeres-te à vida, não poderia concordar mais contigo, vai-te a ele miúda.

Music, já te basta seres lagarta para contrabalançar o prazer que este blog te dá, não te preocupes mais com ter outras tristezas.

Bom, acho que já escrevi demais e tenho que ir ler, a ver se consigo ter uma conversa de jeito com vocês.

Beijos e Abraços.

lowfiptara disse...

sou tão estúpido que nem tinha percebido que era a gozar...

já ouviram 23 Skidoo? é uma coisa igualmente insuportável...

lowfiptara disse...

pac, o diego armés tem uma pergunta para ti. é assim:

Como é que o álbum saiu se ainda nem está masterizado?

depois se souberes responder, avisa-me.

Maura disse...

Ganhei convite duplo para a ZDB hoje. Quem me quer acompanhar?

LuisElMau disse...

fazer o quê? e a que horas?

Maura disse...

Music, há uns anos fiz uma viagem Oeiras-Cais-do-Sodré de comboio com uma iguana ao colo. É fabuloso! Só não tenho uma por ser caro. Deu-me beijinhos e tudo!

Desculpa Seteluas.
Quanto aos gostos musicais do pessoal e à Maria Guinot estás enganada! Fica aqui prometido um post festivaleiro brevemente!

Sushistick, nunca li o Pedro Mexia :\

Luiselmau:
Não faria juízos de valor em relação à pessoa que me referi (acho que sabes quem é) se não conhecesse dela o suficiente para o fazer. O mundo é pequenino e eu conheço metade dele ou mais! ;)
Não precisas de ler para falar connosco lol!

Pete, já te disse hoje à tarde que não és estúpido! Vamos lá ver se nos chateamos!

Ninguém quer ir comigo ver Larkin Grimm e München à ZDB hoje?

Lucia disse...

e jantar?? quando é o jantar UD??

Anónimo disse...

Numa triologia verdadeiramente UD,

PAC - MAURA - SU

Estampei violentamente o bólide,
Se quiserem contribuír para a reparação cdo arro, salda-se em 1000 eur, façam o favor:

susanaol@hotmail.com

Não se acanhem! (bonita expressão)

Se há natal dos hospitais, também deveria haver o natal das oficinas!!!!

*

p.s. EL Mau, não ainda não consegui focar as retinas no teu post, mas prometo que mal termine a drenagem dos sacos lacrimais, irei lê-lo atentamente! :)

p.s.1. Sista M, preciso de uma boleia, para domngo! :D

p.s.2. Lucia,só me comprometo a criar filas, acima de 2.ª circular!Ponte VG? :p

p.s.3. Music, não me esqueci de uma tarde, de uma conversa, vamos que fazer a sincronização de agendas! ;)

Lucia disse...

su, a mulher que pára o transito,

não te preocupes que ando sempre a pé :D

espero que tudo te corra bem na oficina :S

posso contribuir para seduzir o mecanico para ele fazer um orçamento mais baixo :P

LuisElMau disse...

é verdade maura, isto do mundo virtual já é mas é uma grande tanga e cada vez tem menos de virtual, é muito fácil este jogo do quem é quem.
sei quem é sim, talvez conheças mais que eu então. e mais nada porque esse assunto nada tem a ver comigo, só mencionei o blog da radar porque foi através dele que aqui cheguei e concorri num grandioso concurso para ganhar um piaçaba e escrevi o que consta deste post.

calculo que o convite não me incluia a mim, no entanto e mesmo assim digo-te que infelizmente hoje não posso, já tenho planos, mas obrigado.

PAC disse...

Mas afinal o que vem a ser isto?! Venho espreitar como está o estaminé pela primeira vez às 19:30 (sim tou a fazer dieta de blogs) e descubro que:
1. a music rogou-me uma praga. por isso hoje não estive bem, mas pensei q fosse dos cogumelos de ontem.
2. a su estampou o carro violentamente. Ficaste bem, certo? Eu bem digo que temos de ir ao escritório do Barbudo lá de cima, ali em Alvalade.
3. o pete e o Diego Armés insinuam que roubei os masters do álbum de estreia. MUHAHAHAA. um abraço aos Feromona!
4. Maura não conheço os Larkin Grimm. É bom? E achas que dá tempo pra ainda ir a Munchen? Há um ano atrás estava precisamente lá. Fiquei com saudades dessa grande cidade e em especial da cerveja. E se adormecer no sofá da ZDB? Da outra vez esteve quase.
5. mas para mim a grande notícia do dia e que me deixou intrigado. Descobri que na blogosfera há uma PAC fêmea!!! no blog da Amelinha

lol

Maura disse...

Lúcia, o jantar UD podia ser amanhã se não houvesse pessoas com jantares de Natal combinados por aí...

Sister Su, domingo tens que ficar a dormir em casa dos nossos afilhados, ficas logo ao pé do trabalho, pois já me disseram que têm muito vinho tinto e eu vou abusar dele! Também podes ficar em minha casa, mas eu saio muito cedo de manhã! Quanto à ida posso ir-te buscar sim! Vá lá que o meu ficou em 150 euros apenas!

Luís El Mau:
Não falaremos mais disso que eu não gosto dessas conversas, nenhum de nós, penso eu.
E bem dito seja o blog da Radar que fez nascer este canto depressivo da risota!
O convite estendia-se a quem quisesse ir, eu depois lá faria uma selecção. Mas já não há mais, recebi logo um telefonema e já se foi o convite (Su, o convite foi para um dos nossos afilhados).

PAC, já não há convite mas devias vir também! Afinal alguém tem que escrever sobre o concerto mais tarde! Larkin Grimm é uma gaja pá, vais gostar! Leva a PAC(ina) do blog da Amelinha! ;)

Maura disse...

Eh pá, estou a escrever tão mal, estes meus comentários são linguísticamente vergonhosos. Verdadeiramente depressivos. O que vale é que vocês não me levam a mal, right? ;)

Maura disse...

Meninos e meninas UD:

Hoje é o Fernando Morgado a passar música no Incógnito! É só o melhor dj para um UD que se preze...

Onde iremos depois da ZDB? Dançar no Incógnito! 'Bora?

PAC disse...

Pronto… já estive a investigar esta Larkin Grimm. Muito bom mesmo. E os seus desenhos? Fabulosos. E até abria para os concertos de Devendra Banhart. Como foi possível viver nesta ignorância até hoje?

Tché pá! O dj Fernando Morgado, hoje? Não sei quem é.. :)

Larkin Grimm bou! Incógnito? Talvez, depende do estado de espírito. É que amanhã quero acordar bem disposto e com forças pra trabalhar.

Ah! Tive de colocar ali uma foto minha, ali no canto direito, para não ser confundido com a outra PAC.

Maura disse...

Eh pá, não estás nada parecido! Lol
Combinei às 24h10 à porta da ZDB. Vais lá ter também?

PAC disse...

Sim 24h10 na porta da ZDB.

Depois meto outra foto que me favoreça mais. Nesta ainda não tinha deixado crescer o meu farfalhudo bigode.

Lucia disse...

eish, na sexta a essa hora já estava eu numa fila interminavel desde o Rato até ao Camões. que merda de fds, digo-vos. a unica coisa que correu bem foi a minha avó ter saido do hospital e o meu cabelo estar vermelho vivo :D