segunda-feira, janeiro 14, 2008

Quem Mora na Minha Cabeça?

«Eu sou o anjo do desespero.
Das minhas mãos distribuo a embriaguês,
a estupefacção, o esquecimento, gozo e tormento dos corpos.
Meu discurso é o silêncio, meu canto o grito.
À sombra das minhas asas mora o terror.
Minha esperança é o último suspiro.
Minha esperança é a primeira batalha.
Eu sou a faca com que o morto arromba o seu caixão.
Eu sou aquele que será.
Meu descolar é a sublevação, meu céu o abismo de amanhã.»

Anjo do Desespero, Heiner Müller

«Müller no Hotel Hessischer Hof» foi um espectáculo criado pelos Mão Morta tendo como ponto de partida a manipulação mórbida de poemas do dramaturgo alemão Heiner Müller. Talvez tenha sido a partir daqui que em Portugal nasceu a vontade de musicar palavras de outros escritores.
Foi em 1997 que o espectáculo esteve em cena e, apesar de ter inspirado ideias idênticas noutras bandas/artistas, parece-me que ainda não foi superado, talvez pela intensidade e coerência que caracteriza os Mão Morta... Sem esquecer que Adolfo Luxúria Canibal é inimitável e insuperável:



Esta noite atravessava uma floresta a sonhar
Ela estava cheia de horror. Seguindo a cartilha
Os olhos vazios, que nenhum olhar compreende
Os bichos erguiam-se entre árvore e árvore
Esculpidos em pedra pelo gelo. Da linha
De abetos, ao meu encontro, através da neve
Vinha estalando, é isto um sonho ou são os meus olhos que a vêem,
Uma criança de armadura, coiraça e viseira
A lança no braço. Cuja ponta faísca
No negro dos abetos, que bebe o sol
O último vestígio do dia uma seta de ouro
Atrás da floresta do sonho, que me faz sinal de morrer
E num piscar de olho, entre choque e dor,
O meu rosto olhou-me: a criança era eu.

4 comentários:

PAC disse...

Maura: era este o projecto do Adolfo que me falavas, comparando com o concerto de Jack Kerouac?
Estou em pulgas pra ver este video. Infelizmente ainda nao o consegui ver em condições.

É q hoje parece q os srs. da netcabo querem ver-Me chateado. Aborrecido. Mal-disposto. Zangado. IRADO!!!!
EU PRECISO DA P*** DA NET PRA TRABALHAR. PORRA!

desculpa lá fugir ao belissimo tema do post.

Operador do apoio-técnico: desculpe lá se fui demasiado rude.

Maura disse...

Não quis fazer aqui uma comparação óbvia, mas sim, foi deste projecto de Mão Morta que te falei...

Eu empresto-te o dvd se gostares do vídeo. Isto foi a única coisa que encontrei no you tube e não lhe faz devida justiça.

Lucia disse...

Comprei este dvd em 2ª mão na carbono. :D tão bom. lembro-me de quando os astistas unidos eram no bairro alto chegar a assistir a leituras do muller.

Maura disse...

Parece que o espectáculo Maldoror vem aí ao CCB, mas é melhor não espalhar muito a notícia...