terça-feira, janeiro 08, 2008

Luiz Pacheco - Amoral? Libertino? Excêntrico?

Urbano-depressivo? Não!!

Não, não vou escrever um post a lamentar a morte do escritor Luiz Pacheco. E sim, é certo que só estou a escrever porque ele morreu, senão nem me lembraria dele e podem censurar-me à vontade por isso.
Mesmo assim quis assinalar o momento e escrevi umas questões.
Entretanto procurei vídeos dele e decidi apagar o que tinha escrito e apenas partilhar umas coisas engraçadas que encontrei:



Este vídeo foi comemorativo do seu aniversário no ano passado. E só vos impinjo mais o que se segue que conta uma das mil peripécias da vida desgraçada do Pacheco que me fazem sempre rir, não tendo piada nenhuma!



E afinal recuperei parte do que tinha escrito e agora apetece-me questionar na mesma:

Luiz Pacheco foi acima de tudo livre. Livre para assumir tudo o que era e que sentia. Essa liberdade que sempre fez questão de ter como modo de vida custou-lhe em última análise ser reconhecido por muitos como um demente. Estarão a liberdade de ser e a frontalidade de dizer assim tão próximas da demência? Somos sempre malucos quando somos diferentes ou quando tentamos ser fiéis a nós próprios?

17 comentários:

Maura disse...

Ok ok! Prometo mais música e animação para este blog nos próximos dias! De facto está a ficar UD que se farta...

Lucia disse...

este homem é uma pérola. já tinha visto estes videos e farto-me sempre de rir.

não sei se podemos afirmar que é um libertino. eu na minha opinião, não é. é apenas alguém que tem atitude e personalidade e por isso mesmo incomoda muita gente, que prefere ignora-lo, o que eu acho uma tristeza.

dizer o que te vai na alma não é vício. dizer o que queres porque sabes que vais chatear e incomodar muita gente, é viciante. tem o seu quê de malicia, mas como já disse, não sei se será libertinagem.

LuisElMau disse...

Obrigado Maura pelo post, maravilhoso, infelizmente não sou grande conhecedor do senhor mas o pouco que conheço adoro.
Sempre gostei deste género de pessoas, que poem o dedo na ferida mas que depois não fogem com o rabinho entre as pernas.

Maura disse...

Lúcia, gostei da tua divagação sobre o vício ;)
Mas ele era um bocadinho libertino! As mulheres, as miúdas, a cadela...

«Pacheco afirmava ter tido relações sexuais com uma cadela. A seguir, a única voz de compreensão a essa frase "maldita" foi a de uma mulher que o visitou no lar e lhe terá dito que tal atitude revelava uma enorme solidão.» (Diário de Notícias)

Luís, ainda bem que gostaste :)
Tens que ler livros dele, vais adorar e morrer a rir com algumas coisas, tenho a certeza!

Anónimo disse...

bem.. eu comentei esta treta e não aparece nada!!! detesto repetir-me, são como facas a espetarem-se-me nas costas! :P
basicamente disse que não conheço o homem e já estou em falta para comigo próprio!
Se ele é libertino e/ou louco? certamente que sim! num mundo em que a norma é ser-se preconceituoso, tapado, mesquinho e, acima de tudo, nunca directo ao assunto! Curto e grosso, gostei e já me fartei de rir!

Peço às meninas cultas que comecem aí a debitar alguns títulos mais porreiros pra eu investigar!

:*

Maura disse...

Aqui não há meninas cultas, só pseudo-intelectuais e urbano-depressivas ;)

Mas tenho vários posts em mente, vai ficando atento. Ainda esta semana vai sair um sobre um escritor norte-americano... e não só! Entretanto ainda tenho outros em mente paa sairem antes desse. Tens mesmo que cá vir todos os dias.
Obrigada pelas sugestões!

LuisElMau disse...

Eu também já tive relações sexuais com uma cadela, um dos meus ultimos post's no meu blog até afirma que cadelas são todas, eu é que não sei uivar nem ando para ai a fazer xixi em tudo o que é canto.

Lucia disse...

para mim só há um libertino, o Marquês de Sade :D

Maura disse...

El Mau, o Pacheco referia-se a um animal da raça canídea mesmo!
Se formos por aí eu sou uma zoófila, não? É cães, é porcos... e até frutófila! Anda cada banana por aí armado em macho!

Lúcia, boa ideia, já aqui estou a magicar um post sobre o nosso querido Sade!

Lucia disse...

com essa até chorei a rir.

haha quero ver esse post!

LuisElMau disse...

é claro que percebi que era mesmo uma cadela, mas olha se conseguise encontrar uma cadela que gostase tanto de mim como o meu cão, o MARAVILHOSO CORBU, acredita que era amor para sempre.
e não queiras saber que género de amor tenho pelo meu cão porque não vou por aí, aqui.
Quanto ao Sade, gosto também.
E olha também há por ai muita flor armada em femea.

Maura disse...

Não te iludas El Ruim, as mulheres nunca gostam tanto de nós como os cães, lamento! Também não tenho sorte com elas! Lol
Hoje não digo nada de jeito, desculpa!

Lúcia, já disse a piada do mês, agora foi-se a risota... :\

Lucia disse...

Maura,

isso não é verdade. Há sempre risota. E as piadas servem para aquilo que servem. Para mais risota. :) Eu hoje até comi duas bananas.

Anónimo disse...

Gosto deste post! Claro maura que quem não respeita as leis da tribo é posto de lado. É a sociedade que temos...
Desculpa a minha ausência, não dou conta de tanto para fazer na net:( As páginas do moodle dão muito que fazer.
kisses
music

Maura disse...

Estás perdoada, desde que aqui vás dando um saltito de vez em quando! ;)

lowfiptara disse...

essa ultima interrogação já é muito ao estilo da mensagem do pessoa...

Sabes, o José Régio tem um poema chamada "O Cântico Negro", que, não gostando eu de poesia, é das coisas que mais gosto de ler. Sabes qual é, certo?

"Vem por aqui" — dizem-me alguns com os olhos doces
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: "vem por aqui!"


não é? e depois, mais à frente, ele diz:

E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios...
Eu tenho a minha Loucura !


Essa locura é a mesma de que falava Pessoa ne Menagem, que, traduzida para uma línguagem mais corrente e...coloquial, se pode dizer Audácia.
Um gajo que dizia que "cagava no avô do Prado Coelho", é, na minha opinião, audacioso, não um maluco.

Expressou bem, este post, a minha opinião?
(isso deve estar cehio de erros ortográficos porque são 9:44 da manha e ainda estou a dormir)

Maura disse...

Pete, esse poema anda sempre comigo há cerca de 15 anos! Quando te encontrar mostro-te o papel velhinho que se encontra na minha carteira com ele escrito! ;)

És grande Pete! (grande com a entoação que a Su lhe costuma dar)

Exprimiste-te muito bem, é mesmo por aí!