segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Stealing Orchestra

Já que estamos numa de palhaçadas de Carnaval, quero partilhar um momento completamente anti-urbano-depressivo. O vídeo que se segue mostra um dos festejos carnavalescos mais tradicionais de Portugal, o "Entrudo chocalheiro" de Podence (Macedo de Cavaleiros - Bragança). Apesar da aparente diversão, típica de quando o diabo anda à solta, a verdade é que este festejo peca por ser completamente machista - só os homens vestem aquelas fatiotas com a função de assustar toda a gente e sobretudo assediar as moças!!
A música do vídeo é do álbum The Incredible Shrinking Band dos Stealing Orchestra, uma banda pouco reconhecida, a meu ver. Vale a pena pesquisarem e ouvirem como eles misturam o folclore e as tradições, entre muitas outras coisas, com sonoridades electrónicas.

Stealing Orchestra - Os Caretos De Podence

Add to My Profile | More Videos

Para além destes galhofeiros existem outros por este País fora a festejarem o Carnaval de uma forma bem peculiar e ancestral. É o caso dos habitantes da vila de Lazarim (Lamego - Viseu), festa bem mais atractiva que a de Podence. Os Caretos de Lazarim são figuras únicas, máscaras artisticamente esculpidas em madeira que terão como função a sátira. Até quando haverá artesãos a fazerem um trabalho tão fabuloso como este?

4 comentários:

PAC disse...

Excelente post sobre o Carnaval.
As máscaras de Lazarim são fantásticas. Pena é que não tenham destaque algum, ao invés dos descaracterizados carnavais do samba que se realizam por este país fora.
(se bem que miúdas desnudadas a sambar com frio até nem é tão má ideia...)

LuisElMau disse...

as máscaras são mesmo giras.
já as gajas nuas a sambar, verdade seja dita que aparece cada uma, que nem ao diabo lembra.

PAC disse...

elmau, deixa lá as moçoilas desfilar em trajes menores ao frio e chuva. Enrijesse-lhes os ossos e sabe-se lá que mais.

Maura disse...

Adoro as máscaras mesmo! E nunca lá fui! Para o ano organizamos uma excursão UD até Lazarim, acho que é muito giro mesmo, é só comer e beber!
Também há um cortejo da "dança dos cus" em Cabanas de Viriato que deve ser uma coisa esperta...
Quanto às gajas desnudadas, gabo-lhes a coragem em Portugal!