quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Goldfrapp

Já há algum tempo que tento ouvir o single do novo álbum de Goldfrapp, A&E, e tenho feito um esforço para não falar mal dele nem expressar a minha total desilusão. Mas agora chega, não consigo continuar a procurar algo de bom na dita música através das diferentes circunstâncias em que a tenho ouvido. A&E é sem dúvida a maior desilusão dos últimos tempos, facto que me faz temer ouvir o resto do álbum...
A meu ver a carreira de Alison Goldfrapp foi decaindo ao longo dos tempos. O primeiro álbum, Felt Mountain, é uma obra prima genial. Os outros álbuns têm temas engraçados mas consigo enfiá-los todos no mesmo saco e quando ouço alguns deles nem sei bem de que álbuns são.
No entanto, quando se começaram a ouvir os rumores de que Goldfrapp se tinha voltado a aproximar da sonoridade do Felt Mountain, deixando de parte as tonalidades electrónicas, fiquei logo com comichão nos ouvidos dada a ansiedade que me provocou para ouvir o que aí vinha.
Comparem vocês mesmos e digam-me de vossa justiça. Deixo-vos em primeiro lugar o vídeo de um dos meus temas preferidos do Felt Mountain, Lovely Head. De seguida terão o A&E cuja desilusão causada ainda não me permite adjectivá-lo depreciativamente, sequer!
Para já ouçam só as músicas, já a seguir farei um apontamento em relação aos vídeos em si.



Lovely Head



A&E

Já em relação aos vídeos não poderemos negar que a temática continua a mesma. Apenas mudou o estado de espírito de Alison Goldfrapp (ou a sua medicação). Quase dá para fazer o passatempo "encontre as diferenças".
Tenho lido por aí que o vídeo de A&E é ridículo etc, mas calculo que essas pessoas nunca tenham visto vídeos antigos desta nossa amiga bipolar (lá estou eu a julgar as pessoas - fustigar-me-ei a ouvir o A&E por isso).

Lovely Head - Alison aquece água ao sol no princípio e descansa no fim;
A&E - Alison dorme no princípio e ferve água no fim;
Lovely Head - Alison zanga-se com a natureza, provavelmente por esta não dançar com ela, e espanca a árvore por birra;
A&E - Alison consegue cerca de 10 anos depois que as folhas mortas dessa mesma árvore ganhem vida e dancem com ela;
Lovely Head - Alison ultraja a natureza atirando-lhe com uma cadeira, imagine-se, de plástico!!!
A&E - Alison redime-se e entrega-se nos braços dos arbustos.
Lovely Head - Alison tem as pernas desnudadas mas veste uma camisa militarista e umas galochas que evitam o contacto com a natureza, a não ser para a pontapear!
A&E - Alison continua com as pernas desnudadas mas ainda mais, deixando os pés descalços em contacto com a natureza, enquanto se cobre com uma espécie de camisa de dormir inspirada na Kate Bush e em borboletas.

Alguém quer continuar a jogar o "descubra as diferenças"?

Alison, larga o Prozac e exprime a tua fúria e violência, gostamos de ti como és, ou eras!

4 comentários:

Lucia disse...

Maura,

sinto exactamente o mesmo. Parece que ela vendeu a alma ao diabo e ficou vazia :S

Porém, adoro os videos, são sempre sarcásticos e interssantes. Sempre algo novo por descobrir.

Sim, Felt Mountain é a obra-prima e vai ser muito difícil a meu ver conseguirem aproximar-se. Black Cherry tem músicas que adoro, como Hairy Trees, fico horas e horas a ouvi-la se seguida. O Supernature, este demorei a digerir, mas acabei por aceitar a faceta electrónica e as letras das músicas estão geniais, mais os videos.

A&E fiquei muito de pé atrás... A Alison parece que precisa de um empurrão para florescer. Está demasiado forçado.

PAC disse...

Concordo que o melhor álbum Goldfrap é sem dúvida o consensual Felt Mountain. Acontece que o novo trabalho, ao que li, pretende precisamente retomar à sonoridade do álbum de estreia e contrariar um pouco aquela electrónica meio experimentalista do Black Cherry e dos outros albuns(a meu ver todos eles uma desilusão). Pessoalmente gostei deste novo single, mas como ainda não ouvi todo o álbum, não tenho conhecimento de causa. Ao vivo sim, desiludiu-me um pouco e depois ainda tive de gramar com o concerto de Coldplay, aqui há uns 2 anos

Gostei do jogo “descubra as diferenças” :)
Não sei se ela dá no Prozac, agora que para fazer vídeos daqueles dá em substâncias alucinogenas… disso não tenho dúvidas.

LuisElMau disse...

ainda só ouvi o album umas três vezes, nunca ouvi muito goldfrap, acho piada e isso em mim é pouco.
no entanto deste ultimo album o single não é nem de perto nem de longe a melhor música, depois de ouvir o album três vezes, a música que mais gosto é o Eat Yourself.

quanto aos videos, o segundo é muito mais produzido que o primeiro, por vezes tanta produção pode fazer com que se perca alguma espontaneadade ou simplicidade, no entanto ela parece mais calma e feliz no segundo video, se é do prozac, talvez não seja má ideia continuar a tomar mais algum tempo.

Anónimo disse...

Epa.. não sendo fanático de Goldfrapp , já ouvi vezes suficientes os 3 albuns aqui referidos.. Também concordo que o primeiro é o 'melhor', mas os outros dois são excelentes no seu estilo.
Quanto a esta música.. não me transmitiu nada do que penso ser a paranóia de Goldfrapp.. isto é puro mainstream e dolares a voar por todos os lados. É o sucesso na pinha, se quiserem..
Espero que o resto seja bem melhor!