segunda-feira, abril 07, 2008

The Last Shadow Puppets

Aqui está o novo vício e esperança, The Last Shadow Puppets, com The Age of the Understatement, o novo projecto de Alex Turner dos Arctic Monkeys e Miles Kane (The Rascals), com orquestrações de Owen Pallett (Final Fantasy/Arcade Fire)!


... E sempre que ouço isto lembro-me da Jackie do Scott Walker...



Já agora, fica aqui uma grande cover da Jackie pelos malucos BCN!!!...

12 comentários:

PAC disse...

Sim, têm o seu quê da Jackie do Scott Walker.

Mas apesar do elenco de luxo ainda não me entrou no ouvido.

E Vampire Weekend que vão à Casa da Música?

Maura disse...

Concordas que faça lembrar a Jackie?!!! Eh pá, os meus disparates começam a ser perceptíveis aos olhos dos outros?!!! Momento histórico!

Pois é... Vampire Weekend lá em cima... já ali está na nossa agenda actualizadíssima!
Era caso para fazermos excursão se houvesse dinheiro!...

LuisElMau disse...

peço desculpa mas a jackie já é uma cover da La Chanson de Jacky do grande Jacques Brel e por isso os malucos BCN fizeram já a cover da cover. O Original é de todos o melhor.

LuisElMau disse...

podem conferir aqui

LuisElMau disse...

e desculpem o tom, mas é que fico mesmo irritado quando vejo anglo-saxónicos levarem louros de obras primas de latinos.

Maura disse...

Tem toda a razão senhor ElMau, peço desculpa por esta grande falha na minha cultura musical!

Obrigada por alargar os nossos horizontes! Não se enerve!

A verdade é que a cover de BCN (que só se formaram como banda para a fazer) está editada precisamente num álbum tributo a Scott Walker!

Arthur Dent disse...

Luis, e sem tirar qualquer valor ao teu argumento: partes do princípio que as covers do scott não são, elas próprias, criações originais. E são-no. Se o Brell tem como principais factores distintivos a poesia e a interpretação (sendo a música factor menor), é exactamente nesses pontos que o Scott Walker dá a volta ao texto e recria os originais. "If you go away" é um statement por si só, não é só um seguidismo a um mestre. (ver tb a versão ao vivo do Marc Almond que, essa sim, é uma cover da cover)
Mas sim, também fico irritado, muito irritado, quando só se chega a meio caminho do rio, em vez de se ir até à nascente. Mas, se a meio do caminho fica um gajo Scott Walker, percebo que exista quem se sente na margem e que arme a cana para pescar mesmo ali.

Maura disse...

É um bocado óbvio, se ouvirmos o original do Brell e a cover do Walker, que The Age of the Understatement só me faz lembrar a Jackie-cover-do-Walker pela parte musical em si - nunca me faria lembrar a música do Brell, onde estão as orquestrações que os The Last Shadow Puppets me fazem lembrar?
Em momento algum sequer referi que o Walker tinha sido o criador da Jeckie.
Arthur Dent, a metáfora do rio é muito boa, devemos sempre ir à nascente para aprendermos e sabermos como tudo começou. Mas mais sábios seremos se soubermos aplicar esses conhecimentos no futuro e na nossa vida presente, tornando-nos capazes de analisar com espírito crítico o que de novo vem ao nosso encontro.
O conhecimento por si só apenas serve para ganhar trocos em concursos de cultura geral.

A mim o que me irrita mesmo muito é o estado da economia mundial e tudo que daí resulta.
Ah! Também me irritam algumas pessoas que conduzem mal! E de repente não me lembro de mais nada...

LuisElMau disse...

arthur, concordo contigo apesar de na verdade sentir a música do brel também de uma forma muito especial, é claro que o scott fez músicas maravilhosas partindo do brel e não queria lhe tirar esse mérito, apenas tinha ficado com a ideia que não se sabia por aqui a fonte da maravilhosa música do scott e por isso fiz questão de mencionar.
também é verdade que sou um pouco alérgico a anglo-saxonicos, apesar de grande parte da música que ouço ser criada por eles. consequências de uma personalidade revoltada.
também gostei muito da metáfora.
Obrigado pela partilha de conhecimentos, pontos de vistas, sentimentos e vidas.

Maura disse...

ElMau, ficaste com a ideia que por aqui não se sabia a fonte da Jackie, ou seja, presumiste! As pessoas que presumem são presunçosas, o que faz de ti um presunçoso!

A verdade é que soube há pouco tempo (talvez um ano, no Álbum de Família do Brel na Radar) que a maravilhosa Jackie do Scott Walker é uma recriação da Chanson de Jackie do Brel. E é também verdade que já nem me lembrava disso. Sabes porquê? Porque neste caso o aprendiz superou o mestre!

Arthur Dent disse...

caso ainda não tenham, eis o EP dos rapazes que deram origem a esta posta: http://www.zshare.net/download/10332406bff6e89f/

eu cá não gosto de presuntos mas adoro fazer-me de presunçoso. (volto a meter os headphones em rumo ao "Tilt")

Maura disse...

Obrigada pela partilha, Arthur Dent.

Eu gosto mais de presunto que de presunçosos, mas estás perdoado!