terça-feira, abril 08, 2008

Arte cinética

É certo que o Homem tem tendência para a criação e a construção. Eu própria fui fascinada a certa altura por criar e ver crescer seja o que for... No entanto, encontrei por acaso algo que me fez lembrar o porquê de muitos de nós gostarem ainda mais da desconstrução, às vezes confundida com destruição.
Andava eu a procurar informação sobre um senhor que faz esculturas cinéticas absolutamente geniais e inqualificáveis, Theo Jansen, quando descubro uma demonstração da arte cinética de Tim Fort e fico fascinada... qual de nós não tentou em pequeno fazer um brilharete destes para a família com peças de dominó?!
Como preparação para o que à partida parece um vídeo monótono e desinteressante, dou-vos um bocadinho de música dos The Bravery, Honest Mistake, de cujo vídeo me lembrei logo por andar precisamente à volta da arte cinética:


Provavelmente foi o próprio Tim Fort que ajudou os The Bravery com o vídeo, vêem-se ali características dele... Não me apeteceu investigar isso. Ora vejam lá se não terá sido:


É certo que só um maluco urbano-depressivo sem nada para fazer se dedica a isto, mas que há momentos excepcionais, isso há! Sobretudo ter que montar tudo outra vez!!!

Já agora partilho o que procurava quando dei com o vídeo anterior, só para abrir o apetite. E, isto sim, é apaixonante e grandioso!!


(desculpem ser um spot publicitário)

2 comentários:

Anónimo disse...

Ganda maluco!! Sim, claro q fiz a demonstração do dominó... mas sem o engenho e mto menos a arte!!

Maura disse...

Qual é o ganda maluco? O Theo, não é? Pá, procura outras coisas dele, é fascinante mesmo!
Há uma conferência em que ele explica tudo, como sobrevivem os monstros, como evitam ir parar ao mar... genial, o Da Vinci dos dias de hoje!