quinta-feira, abril 03, 2008

Carolina Michaëlis VS Battle Royale

Em tempo de discussão sobre o estado da Educação em Portugal, é hora de dar o meu contributo para a resolução deste problema no nosso País! Uma vez que à medida que o tempo passa as nossas crianças e adolescentes estão cada vez mais indisciplinados, irascíveis e desrespeitadores, a minha sugestão é adoptarmos uma lei nipónica idealizada no filme de que vos mostro o trailer, Battle Royale:



Se forem professores, especialmente se exercerem na Carolina Michaëlis do Porto, experimentem mostrar só este trailer aos vossos alunos... como quem não quer a coisa... só como warm-up de uma aula sobre cinema! Talvez eles percebam a mensagem!

Já agora, se não forem muito susceptíveis e acharem que aqui pode estar a solução, sugiro uma parte do filme onde são explicadas as regras do jogo:



Se virem o filme vão perceber que tudo começou numa cena idêntica a esta:

9 comentários:

LuisElMau disse...

talvez seja por ai mesmo, uma arma para cada professor. o governo adquiriu 9000 armas para a policia, porque não as distribuir pelos professores mais incompetentes, mediocres e incapazes de organizar uma aula?

não tenho frequentado escolas secundárias mas tenho a sensação que a coisa anda bem pior do que no meu tempo. nunca fui adepto da politica do medo mas na verdade quando era estudante o que me fazia não rebentar com aquilo tudo era mesmo o medo de lá continuar mais um ano, agora os putos nem sequer chumbam... talvez se tivessem medo de morrer na sala de aula... é uma ideia a ter em conta.

Arthur Dent disse...

muito bem lembrado. belíssimo filme, embora o segundo seja uma bela merda.

Maura disse...

Arthur Dent, tens toda a razão, nunca deviam ter feito a sequela deste filme. Mas este é excelente e devia passar no primeiro dia de aulas de todos os anos!

ElMau, será que os professores incompetentes serão capazes de empunhar uma arma? Os incompetentes deviam ir para uma ilha com os alunos e só ficavam os competentes.

Não comecem a fazer juízos de valor por causa das minhas palavras!

vidalinic disse...

Giro, giro era armas automáticas pá malta!!

Isso é que era uma animação... Animação e falecimentos, falecimentos e animação... Lol!

A porrada nas escolas é quase uma tradição nalguns sítios, mas só agora é que se fala! Falar é a evolução e ela é boa. A evolução, entenda-se...

Obrigado pelas lembranças do Kitano, ainda que aqui como Beat...

PAC disse...

Eu gosto da forma carinhosa como tratam a stora... "olha a belha bai cair."
Quanto o mais, acho que não eram necessárias armas. Bastava o cinto.

Maura disse...

O belo cinto e a mangueirada! E como tratam os colegas? "Sai da frente oh gorda peixona"

Vidalinic, é tradição os alunos darem porrada nos professores?! E eu que pensava ter estudado em escolas tradicionais!!
Kitano forever! Lol

Anónimo disse...

E isto dava pano para mangas... E está a dar! Todos temos o "direito" de comentar, mas quem está no terreno e sabe o que se passa diariamente em espaços que nem escola são, porque escola é uma instituição coesa e com regras e castigos para serem aplicados caso as regras não se cumpram, sente na pele a injustiça, a solidão e o abandono.
Engraçado, Maura, lembro-me tantas vezes deste filme, sempre que se passa um caso de violência na minha escola! E sou pacífica como tu sabes! Mas até os tibetanos se estão a passar dos carretos!
Não julguem os "professores mais incompetentes, mediocres e incapazes de organizar uma aula", isso já há quem o faça. Incompetentes existem em todas as profissões e ninguém os violenta por isso. Imaginem a incompetência na saúde? O paciente que morre nem tempo tem para dar um tabefe ao médico que o matou por incompetência. Os familiares ficam tão debilitados que nem reagem. Se reagirem, os médicos têm quem os defenda e encubra. Foi negligência e depois? E na justiça? Incompetência é apanhar meia dúzia de anos por violação com a atenuante do bom comportamento na prisão... Aqui a própria legislação é incompetente! Estes fedelhos que criaram o famoso fenómeno de bullying sabem que nada lhes acontece nem mesmo quando dão uma sova num colega e o deixam meio-morto! Sabem que têm pais que lhes dão palmadinhas nas costas. Sabem que têm a lei dos seu lado. Sabem que não têm pais nem quem cuide deles e lhes transmita valores e referências... Eles sabem mesmo muito...
E não é só a profs incompetentes que estas situações acontecem! Acontecem a profs competentes em todos os aspectos (sim, pq ser competente, nesta profissão, não se aplica apenas ao saber científico. Acontecem aos comuns mortais que utilizam os transportes públicos. Acontecem nas ruas aos mais vulneráveis e fáceis presas destes criminosos que são capazes de espancar até à morte um transexual...
Experimentem passar um dia numa escola e procurar passar informação sobre um qualquer assunto a meninos como estes que ainda se divertiram, tiveram o discernimento (haja Deus!!!) de filmar (discernimento de quem é completamente pobre de neurónios) a cena e chamam os nomes que chamam num gozo perfeito quer aos colegas quer à professora! Depois, sim, comentem, divaguem, lancem poeira.
Muito fica por dizer.
kisses

Maura disse...

Music: dá-lhe! Expressa-te! Finalmente consegui pôr o dedo na ferida e dar que falar neste blog deprimente! ahaha ;)

Claro que há incompetentes em todo o lado, eu tenho alguns à minha volta! Ai mas o que eu fui dizer... tocar no calcanhar de Aquiles dos professores, a sua (in)competência!

Não podia concordar mais contigo em relação à incompetência na Justiça, mas foquemo-nos lá na Educação. Aliás, deviamos discutir o que fazer para mudar o comportamento dos alunos, não foi minha intenção questionar a competência dos professores à partida. Mas pelos vistos foi um tema que surgiu logo por arrasto... Claro que quem está de fora não tem bem a noção de como são as coisas. Mas o que mudou do nosso tempo para este?
Só me ocorre que esta geração que grita e agride os professores são aqueles que começaram a instrução primária na altura em que passou a ser proibido bater nos meninos. Aqui está o resultado! Umas palmadas bem dadas nunca fizeram mal a ninguém. Até há quem goste! lol (estou a brincar).

A verdade é que eu não sei de nada, eu cá mostrava o Battle Royale e mai'nada!

Digam-me vocês de vossa justiça!...

Anónimo disse...

Eu andei numa escola onde havia rusgas e que se dizia que era das piores...Mas, eu nunca assisti a uma cena destas entre profs e alunos. Ao minímo ataque de parvoeira que o aluno tinha ia-se prá rua com falta e se fosse uma cena mto má marcava-se falta disciplinar. Admito que fui mtas vezes pra rua e até cheguei a ter um processo (neste a caso a prof era paranoica - fiz uma bola de papel e mandei-a pro chão enqto dicutiamos - ela achou q eu estva a taca-la - ganhei o processo!!!). mas nunca cheguei àquele ponto. É q nem de longe!