quinta-feira, setembro 11, 2008

Teste a sua personalidade

Sete anos depois é um pouco tarde para debater seja o que for acerca do atentado às Twin Towers, sobretudo porque é um assunto que já chateia.

Porém, um destes dias, tropecei num documentário pouco isento e apeteceu-me falar sobre isso. Não querendo avaliar a qualidade do documentário, serve este post para vos pôr algumas questões sobre as pessoas que saltaram das Torres Gémeas, ao mesmo tempo que poderão testar a vossa própria personalidade (num teste a la revista de gaja).

A cada resposta corresponde uma letra que vocês escolherão. Para que as vossas opções não sejam influenciadas, só no próximo post revelarei o tipo de personalidade que corresponde a cada letra.
As pessoas que vimos cair das TT:

A – Terão optado por um suicídio com adrenalina pura, ao invés de uma morte infernal de quente.
B – Terão pensado que talvez conseguissem voar.
C – Terão tido esperança na sobrevivência através de alguma espécie de “milagre”.
D – Terão escorregado por se terem debruçado de mais ao tentar respirar fora das janelas.
E – Terão sido empurradas por outras pessoas que queriam respirar no lugar delas.

Pense bem e faça a sua escolha!

Já agora, o documentário procurava mostrar as opiniões divergentes acerca da publicação da fotografia de Richard Drew. Qual a vossa opinião em relação a isso? Foi um desrespeito para com a pessoa em queda ou nem por isso?...

31 comentários:

O QUATORZE disse...

Boa Tarde
Bonito trabalho seu, eu opto pela "A" as fotod tiradas relatam o sucedido, alem disso estão ezpostas no museu.
Amizade
LUIS

LuisElMau disse...

Acho que terá acontecido um pouco de cada uma das hipóteses. Mas para mim a maioria das pessoas terão sido empurradas por outras pessoas que queriam respirar no lugar delas.
Até pode ter acontecido que a pessoa “A” estava à janela para respirar melhor, a Pessoa “B” estava junto a ela mas por trás. A pessoa “A” chegou-se um pouco mais para fora e escorrega. A pessoa “B”, apesar de ter ficado chocada, já estava em pânico e por isso decidiu ocupar a janela toda e segurar-se bem. Vem a pessoa “C” totalmente em pânico e empurra a pessoa “B” prédio abaixo, ocupando o seu lugar. Com os remorsos de ter acabado de assassinar uma pessoa decide suicidar-se ao invés de morrer queimado. A pessoa “D” ao ver isto, religiosa como era, não compreende a atitude pouco católica da pessoa “C”, reza e pede a Deus para não morrer no fogo do inferno e lhe conceder o milagre de voar. Salta também.
Agora fora de brincadeiras, felizmente não faço a mais pequena ideia o que terá passado na cabeça dessas pessoas, sei que o suicídio é muitas vezes consequência de desespero e outras, nem tantas, fruto da consciência, da opção e decisão. Acho difícil em circunstâncias como as que essas pessoas estavam a viver, terem tido o sangue frio para tomar a decisão, em consciência, de se matarem, mas lá está felizmente não sei o que passou na cabeça dessas pessoas. O que sei é que ao ver essas imagens fico calado, normalmente com uma sensação de vazio dentro de mim, chego a desejar que tenham morrido antes de embater no chão.

LuisElMau disse...

Apenas mais um comentário. Não considero o trabalho do fotografo Richard Drew uma ofensa às pessoas que caíram das torres, muito pelo contrário. Para mim essas fotos são uma verdadeira homenagem às primeiras de muitas vítimas resultantes deste acontecimento. Muitas outras terão morrido de formas tão ou mais brutais e nós nem sabemos ou sequer imaginamos.

Contabilista Emocional disse...

Eu opto pela D, porque penso que o acidente será a explicação mais razoável. Nem o suicídio, nem a fé em coisas impossíves, nem o homicídio são, estatisticamente, causas de morte em situações extremas. Ou talvez não, pois nessas situações vê-se o melhor e o pior da Humanidade. Fiquei confuso...
Não penso que a foto seja um desrespeito.

i scream disse...

no meu entender, o que aconteceu foi uma passagem de C a A
1º "vou saltar talvez aconteça um milagre e me safe"
2º "senão aconteceu até agora deixa lá ver se consigo voar" (abrindo as "asas")
3º "qsf ao menos não morro de calor"
julgo que estes terão sido os derradeiros pensamentos destas pessoas... e vocês, saltariam para o milagre ou assavam até às cinzas?

Maura disse...

Alguém está com medo de ser julgado por escolher uma letra?

Obrigada desde já aos comentários, todos muito válidos!

Quatorze, directo e decidido, como já nos tem vindo a habituar!

ElMAu, gostei da tua efabulação à volta de todas as hipóteses! Sempre criativo :)

Contabilista Emocional, então não conseguiste contabilizar esta emoção? Isso deixa-me lisonjeada, ter provocado a confusão na contabilidade!

I Scream, decide-te lá só por uma letra, vá!
Boa questão a tua. Acho que não consigo recriar em mim um momento como aquele. Só lá saberia o que sentir. Saltar seria aliciante, mas não sei se teria a coragem de o fazer.
E tu?
E vocês? Respondam lá ao I Scream...

LuisElMau disse...

Eu já disse que a escolher, escolho a letra "E".
quem me conhece bem sabe que não tenho os norte amerdicanos (não é erro ortográfico, é mesmo assim que escrevo) em alta conta e na verdade acho que se tivesse que generalizar diria que são um bando de assasinos. Depois também acho que vivêmos há muito tempo a época do salvesse quem poder.

Eu escolho a letra "E", acho que a maioria dos que cairam foram empurrados.

amelinha disse...

letra E

as fotos são brutais. deviam ser tiradas e publicadas.

vidalinic disse...

UI, ui... Claramente B.

Acreditar que as Torres estavam em chamas foi tão plausível quanto a segunda hipótese. Vocês sabem, também assistiram em directo!

As fotos são a homenagem inevitável à surrealidade dos dias. Por isso, nem sei se entendo as perguntas finais, Maura...

Da beira, uma afagadela!

P

Anónimo disse...

Escolho a A, porque seria a minha opção perante o desespero das chamas.

A fotografia não é um desrespeito pela pessoa em queda até porque não a identificamos, mas um documentário do horror apocalíptico deste amaldiçoado dia.

Luis, não sejas tão extremista e fanático, (isto, se quiseres, porque podes ser o que te apetecer), os americanos são como todos os seres humanos. Há gente boa e má em todo o lado. Para quê generalizar? Se souberes de algum país/terra perfeito, diz-me. Eu só conheço (e envolto no mais profundo mistério) Shangri-La referido no livro de James Hilton "Horizontes Perdidos"... Até mesmo o Tibete, talvez o território que tenha dado origem a todo este mistério, tinha uma cultura muito própria e onde a crueldade tb acontecia. Todos temos telhados de vidro... Queres atirar a 1ª pedra?

peace, love e kisses for all UDs

dj duck disse...

Eu voto na A!

amelinha disse...

vidalinic,
será que eles pensaram: 'vai tudo correr bem'
:)
deves-me praí uns 600

LuisElMau disse...

Cara music, não me apetece falar da história para te explicar o meu sentimento pelo povo norte-americano. Digo-te apenas que aquilo que leste não é nem 10% do meu desprezo pela história daquela terra. Sei muito bem o que é uma generalização e fiz questão de dizer que o estava a fazer, mas minha amiga vivêmos numa sociedade onde as minorias pagam pelas maiorias e apesar de muita coisa tenho muito mais alegria e prazer em ser português do que se tivesse tido o azar de nascer em terra onde a maioria é tão mediocre e mais uma vez digo assasina.
Hoje matam no Iraque e no Afeganistão (isto o que é publico) amanhã vão matar no Irão e na Siria, ontem mataram na América do Sul... Mas talvez não se possa pedir muito mais a uma bando de descendentes de assasinos anglo-saxões.

Continuo a Votar na E.

Vidalinic, não percebi o teu comentário, então tu não acreditas que as tores estavam em chamas? aquilo não era fogo? Tive na duvida entre a E e a B, é que aquele povo tem me mostrado que ou é assasino ou é megalomano.

dj duck disse...

Meu Caro luiselmau
A tua capacidade de analise acerca dos Estados Unidos da América é fantástica!Ao teu lado o nosso Amigo da Venezuela é um Menino do Coro!!!
Abraço
dj duck

Anónimo disse...

Caro Luís, como estou a ouvir os Discos Voadores na Radar, estou contente demais para discutir assunto de tamanha natureza. E depois, não faz sentido discutir com alguém de espírito fechado e preconceituoso. Já me basta quem me rodeia e com quem convivo diariamente... No entanto, pões à prova o sistema imunitário da minha paciência e da minha compaixão. E não é que funciona? Como funcionou em tempos, quando te referiste à homossexualidade de alguém que mencionámos, como funcionou com a teimosia sobre as tuas certezas, and so on...
Agora percebo por que nunca te ris e pareces sempre aborrecido com a vida. O ódio desfaz-nos e consome-nos e cuidado, porque essa deterioração consome quem te rodeia. E tens gente que te rodeia que merece mais do que isso.
Atiraste a 1ª pedra e o teu telhado estalou, como bom português que és. Pensa um pouco na nossa história e não vejas os portugueses como Luís de Camões viu n'Os Lusíadas. Prefere antes a versão Fernão Mendes Pinto na sua Peregrinação. Se não quiseres ir tão longe no tempo, pensa no presente... Portugal? És português? Ou serás um cidadão da Comunidade Europeia? Não é bem melhor ser um cidadão desta aldeia global que é o nosso Planeta Terra?

Ah, só mais um pequeno pormenor: já reparaste que nunca respondes às minhas perguntas?
Acabei por escrever demais... Em consideração ao chili que me ofereceste. Fica em paz, homem, tenta aceitar a diferença, há horizontes interessantes para além dos nossos. Que fique bem claro que não concordo com a maior parte do que a humanidade anda por aí a fazer, mas refiro-me a toda a humanidade que não é, com toda a certeza, uma minoria.
kisses

LuisElMau disse...

Cara music, não és a unica pessoa que nunca me viu sorrir, no entanto também esse grupo é uma minoria dentro do grupo de pessoas que me conhecem pessoalmente. Não tomes a tua observação pela realidade, muita gente existe que me vê sorrir e até que sorri comigo.

Quanto a não responder às tuas perguntas, que eu tenha percebido foram duas:

1 - "Para quê generalizar?" respondi-te que sei o que é uma generalização, respondi-te que sabia que a estava a fazer, respondi-te que vivêmos numa sociedade onde a maioria é que manda e respondo-te agora que seria impossivel individualizar, existem muitos norte-americanos que admiro, no entanto é evidente que o geral tem significado e muita importância.

2 - "Queres atirar a 1ª pedra?" não te respondi a esta pergunta tens razão, para mim é uma pergunta do foro religioso e não tenho nem conhecimento nem paciência para escrever sobre o assunto. Em termos arquitectónicos digo-te agora que não gosto muito de telhados de vidro, gosto da velha telha de canudo.

acho que podemos terminar a conversa por aqui, parece-me evidente que temos muita coisa em comum, nem eu nem tu temos muito prazer em conversar um com o outro. Concordamos, não faz sentido.

Beijos.

vidalinic disse...

Perdoa-me, el mau, por alguma imprecisão na linguagem. Claro que as torres ardiam (pelo menos até aí acredito). Eu quis dizer que, num mundo pré 9/11, tal seria tão inconcebível como o ser humano voar sem suporte técnico adequado. Daí acreditar que a B, de uma forma (reconheço)algo retorcida, possa ganhar alguma consistência.

Grande abraço!!!

Vidal o Linic

LuisElMau disse...

Vidalic, depois de pensar um pouco e com a ajuda da nossa anfitriã, acho que percebi e gostei do teu comentário.

Sim, as pessoas voaram.

LuisElMau disse...

dj duck, quem dera que a minha análise fosse uma fantasia.

Quanto ao amigo da Venezuela, digo-te que lhe acho piada, como acho piada a alguns palhaços como acho piada ao amigo da Madeira, acho-lhes piada mas não fazem definitivamente o meu género.

Abraço.

Anónimo disse...

Sim, Luís, a conversa ficará por aqui. Não te maçarei mais, prometo. Não és o primeiro que reage dessa forma. Conheço umas quantas pessoas semelhantes à tua pessoa: odientas e com um horizonte demasiado estreito como se duas palas lhes tivessem sido colocadas ao lado dos olhos. Aliás, é mais fácil desistir e continuar na sua teimosia, achar que se é dono da verdade (aquela que, para ti, vem sempre ao de cima) do que ouvir outras opiniões e até tentar ir mais além.

Alguém disse, não me recordo quem, que a violência era a pega dos impotentes.
Quero que fique bem claro que tb não concordo com as tendências belicistas do governo norte-americano, que não concordo com os preconceitos extremos que compõem a legislação dos estados americanos, que não concordo com a forma de viver de grande parte do povo americano.

Neste contexto, meu caro Luís, não era isso que estava em discussão. Neste contexto foi uma terrível falta de sentido de oportunidade e de respeito mencionar com tanto rancor o povo norte-americano. É estranho como não consegues perceber isso.
Continuas sem ter respondido à minha pergunta fundamental: que país se pode orgulhar de nunca ter cometido violência ou actos horrorosos?
Já tinhas atirado a 1ª pedra, quando disseste que preferias ser português.
A ironia é interessante à volta da metáfora dos telhados de vidro(tantos recursos de estilo!)... Por acaso, prefiro telhados de vidro. São óptimos para se aproveitar a luz do dia e para pintar e desenhar, para ouvir a chuva a cair, para ver as estrelas e a lua, para aquecer a pele e a alma, em tempo frio. Contento-me com as minhas clarabóias! Coloquei um sofá estrategicamente mesmo debaixo de uma delas. A telha é bonita para quem passa na rua... Mas para quem fica dentro de casa, a visibilidade para o céu e para o mundo fica reduzida.

Desejo-te toda a felicidade do mundo. E não voltarei a escrever ou a falar. Se há coisa que magoa é sentirmo-nos indesejados.

Maura disse...

Eh pá! É incrível como os americanos têm o dom de criar guerras sem sequer se aproximarem!

ElMau e Music, não me vou pronunciar sobre a discussão que surgiu entre vocês porque não há nenhum ponto que queira debater sem estar a fazer de advogado de defesa de alguém. É um papel que não quero fazer, o meu papel aqui está a ser cumprido e vocês estão a desempenhar o vosso de forma exemplar. Este blog foi mesmo criado para se poder dizer o que se quiser mesmo que se fuja ao tema do post. Parabéns por isso, sobretudo à Music.

Só quero falar da parte que me tocou a mim. O ElMau às vezes ri até em demasia, acho estranho nunca o teres visto rir, Music! E parece-me que as pessoas que o rodeiam riem muito com ele. Se ele não me fizesse rir duvido que estivessemos a ter esta conversa sequer porque a situação seria diferente. Se calhar apanhaste-o em dias de lua cheia, transforma-se num animal, os animais não riem! Estou a brincar :)
Também não percebo porque é que partiste para a agressão pessoal. Não faz muito sentido segundo o teu raciocínio. Opões-te ao extremismo e ao fanatismo e defendes que devemos ter os horizontes abertos. Na mesma linha de raciocínio parece-me que defendes o respeito pela ideia de cada um, e sobretudo não partes para a agressão pessoal para que o outro veja o teu ponto de vista. Então porque o fizeste? Foi o que mais me deixou intrigada nisto tudo. Não me parecias tu.

Vá, não cedam à demoníaca máquina americana. Se todos estivermos em paz podemos derrotá-los. Se estivermos em guerra uns com os outros é fácil para eles vencerem à partida.

DjDuck, não queres rebater a resposta do ElMau à tua pergunta?

Vidalinic, és um poeta, um sonhador, és tu quem vai salvar as nossas almas!

Para todos, a ver se hoje ainda tenho tempo de revelar os resultados do teste de personalidade.

Maura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
amelinha disse...

já alguém aqui bateu na mesa? :)

Maura, a minha proposta para um novo post sob o título:

Chouriças-IRS-recibos verdes-diaconado-união budista-bufas e pagode-acixas de supermercado-imigração-pombos-a sexualidade do PAC

vais ver o teu blog a disparar nas visitas :D

Maura disse...

Amelinha, percebeste mal, a ideia deste blog não é disparar em visitas, mas sim proporcionar às pessoas um à-vontade que lhes permita dizer o que quiserem sem serem vítimas de censura – está ali ao lado a definição. E não é "o meu blog", é do PAC e de todos nós! O meu blog é outra história.

Todos esses temas para futuros posts seriam interessantes, mas se calhar prefiro delegar competências noutros UDs:

Chouriças e diaconado - Vidalinic

IRS-recibos verdes-caixas de supermercado-imigração - Su

União budista - ElMau

Bufas e pagode – Su?

Pombos-a sexualidade do PAC – Amelinha ou Su? Qual de vocês perceberá melhor deste tema? É que eu não pesco mesmo nada e nem gosto de falar da sexualidade das pessoas que me rodeiam! Já quando falo da minha falo demais, quanto mais dos outros!

Em querendo, mandem os posts para o meu mail que eu publico. Isto, claro, se não quiserem conspurcar os vossos respectivos blogs com tal lixo intelectual!

Anónimo disse...

Maura,
O assunto tornou-se pessoal, foi debatido em privado. Por mim, dou-o por encerrado e não voltarei a escrever e a exercer a minha "agressividade".
Quem chamou, neste "belo contexto de alegria e brincadeira", "amerdicanos" aos americanos (presumo norte-americanos) foi alguém que não eu.
Que este blog tenha uma longa vida e continue sem agressividades e sem piadas ofensivas.
"Paz na terra aos homens de boa-vontade" :)

amelinha disse...

hey,
era suposto ser uma piada para aliviar aqui o stress.
só para dizer que, mais a brincar, mais a sério, já todos tivemos discussões acesas. já nos deu para tudo.
mas pronto! bateu eu aqui na mesa.

Maura disse...

Eu sei, desculpa a nuvem negra ter influenciado a minha resposta. Mas dêem-lhe nesses posts! ;)

Tenho que arranjar uma mesa aqui para o blog, só mesmo para levar porrada!

dj duck disse...

Maura,
Considero-me esclarecido.
dj duck

vidalinic disse...

Isto realmente estava a precisar da paz do senhor paio ou salpicão bem envolvido com umas notas de João Sebastão Bach a acompanhar um Santar ou um qualquer Romariz.

Como diria o senhor porco pequenino com a sua voz gutural "Venham cá a casa comer e beber". Depois pensa-se: foi mesmo para isto que fizeram as mesas.

vidalinic disse...

Ah, pois, isto considerando que eu podia ser o delegado de choiras e diaconado... ehehe. Bonito...

Maura disse...

Vidalinic, mas o senhor porco pequenino nem tem mesas no estaminé! Eu comi a choira à mão sentada no degrau, que é como sabe melhor!

E que rico Santar que se bebeu ali a olhar para o rio, eu que nem gosto de vinho da Beira!!