segunda-feira, junho 16, 2008

Pussy - 1986-2008


Esta que vos sorri era a Pussy, a gata mais velhinha, pacata e carinhosa que alguma vez conheci. Foi minha companheira durante três anos em que partilhei casa com a dona dela - segundo ela, a Pussy partiu hoje em busca do Sol, sem dor e feliz.


Parece que ultimamente passava a vida a esticar-se ao sol e pouco mais. Devia estar farta de esperar pelo Verão e hoje decidiu que não esperava mais quando se deparou com as nuvens que pairaram no céu.
De qualquer forma estava habituada a viajar, esta foi só mais uma viagem! Desta vez decidiu fazê-la sozinha!...


Vamos ter saudades da tua placidez e tranquilidade, das tuas lambidelas com mau hálito, das tuas ronronices sem lamechices sempre que precisávamos delas e sem ser preciso pedir-tas! Do teu meio-rabo! Da tua capacidade de praticares desportos radicais com essa idade! Dos pêlos espetados em todo o lado e até dos teus vómitos ocasionais!


Poema do Gato

Quem há-de abrir a porta ao gato
quando eu morrer?

Sempre que pode
foge prá rua
cheira o passeio
e volta para trás,
mas ao defrontar-se com a porta fechada
(pobre do gato!)
mia com raiva
desesperada.

Deixo-o sofrer
que o sofrimento tem sua paga,
e ele bem sabe.

Quado abro a porta corre para mim
como acorre a mulher aos braços do amante.
Pego-lhe ao colo e acaricio-o
num gesto lento,
vagarosamente,
do alto da cabeça até ao fim da cauda.
Ele olha-me e sorri, com os bigodes eróticos,
olhos semi-cerrados, em êxtase,
ronronando.

Repito a festa,
vagarosamente,
do alto da cabeça até ao fim da cauda.
Ele aperta as maxilas,
cerra os olhos,
abre as narinas,
e rosna,
rosna, deliquescente,
abraça-me
e adoremece.

Eu não tenho gato, mas se o tivesse
quem lhe abriria a porta quando eu morresse?

António Gedeão

16 comentários:

Rita... disse...

:')

A Pussy ia gostar desta atenção toda...

Lucia disse...

mas que triste noticia... até me escaparam algumas lágrimas... acho que vou agarrar nas minhas gatas e sufoca-las de mimos...

Maura disse...

Pois... passei a tarde a chorar, enfim... Até pensei arranjar um gato, vou esperar que nasça algum, pode ser que a Pussy reencarne!

Anónimo disse...

Ontem, não liguei muito à tua mensagem, pq apetece-me ser cega e surda para estas situações e bem sabes o porquê. Não quero pensar o que farei de mim, se a minha Scully partir primeiro que eu... Como compreendo cada palavra, cada sílaba, cada sensação, cada acontecimento e o sentimento deste teu texto!!! Já perdi vários, no entanto, um deles foi a minha fonte de vida e partiu logo a seguir ao ser mais sagrado que me apareceu. Parece que não aguentou a tristeza...
A Scully tb já não é nova e, como a Pussy, anda a esticar-se por demais ao sol. Vou agarrar-me a ela com quanta força tenho e aproveitar todos os momentos para estar com ela.
Rest in Peace, Pussy! És linda!
kisses :'(

Maura disse...

Compreendo, sim! Também já perdi alguns gatos e prefiro não os ter. Mas apesar de ter vivido com a Pussy só três anos ela passou a ser das criaturas de quem mais gostava!

Nuno 'Azelpds' Almeida disse...

:(

su disse...

Sister Maura,

beijo grande, espero que estejas mais 'dreita' - Pedreira dos Húngaros mode.

Lembra-te sempre que existem outros animais de estimação, a quem podes dar amor e carinho....Por exemplo, a tua sisterzinha (piadola parva - tentativa de reanimação)

bissous

Manú disse...

Só quem tem uma relação assim com um animal, é que percebe o quanto pode ser dolorosa esta perda.
A Pussy pelos vistos marcou muita gente.
ficarão as recordações....

Phobos disse...

Gostava de escrever algo mais bonito mas falta-me o que pensar. Só sei que vou sentir falta da aspereza da sua língua. :(

<3

Maura disse...

Obrigada a todos pelas vossas palavras! A Pussy está com nós todos!

Rita... disse...

Vejo-a em cada canto da casa...... :´(

Anónimo disse...

Só agora (estupidamente) é q me apercebi... não liguei ao q tinhas dito. Logo eu, que tenho uma gata com 19 anos! A Chica Já está muito em baixo de forma. Passa os dias a dormir, a sua única actividade é ir mudando de cama (já tem 3) e comer qq coisita. Ah, mas ainda se passa com o Blackie, o cão, que mais parece um puto hiperactivo. A minha mãe bem me diz para eu começar a pensar em despedir-me dela:(

Maura disse...

Rita, vê-la em cada canto da casa porque ela está lá!

Patty, faz festinhas à Chica por mim!

dj duck disse...

Maura,
Também eu já passei por esta situação quando perdi o meu Bono.Obrigado por compartilhares!
Beijos e Abraço
dj duck

Anónimo disse...

Já não fui a tempo a Chica morreu hoje...

Maura disse...

Que notícia tão triste :(

Mas não te preocupes, ela foi ter com a Pussy e vão curtir à grande!